Minicurso da USP orienta sobre como proteger dispositivos conectados à internet

Aberta à comunidade, iniciativa gratuita ensinará como usar dispositivos IoT com segurança; não é necessário fazer inscrição

EVENTO CANCELADO

 

Participantes irão aprender sobre os conceitos básicos de internet das coisas (IoT) | Foto: Jakub Zerdzick/Pexels

 

Ensinar como as pessoas podem se proteger de ataques cibernéticos em dispositivos conectados à internet é o objetivo do Minicurso de Segurança em IoT, que será oferecido no próximo sábado, dia 2 de novembro, pelo grupo de extensão Ganesh, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Programado para ocorrer das 8 às 12 horas no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, a atividade é gratuita e não demanda inscrições prévias.

Podem participar do minicurso todos que possuem conhecimentos básicos de informática e interesse em aprender sobre segurança aplicada à internet das coisas (IoT) — uma tecnologia que conecta dispositivos variados à internet, ampliando suas funcionalidades por meio do compartilhamento de dados. O minicurso busca ajudar a comunidade a entender tanto as oportunidades de proteção quanto os riscos e vulnerabilidades de segurança ligados a esse tipo de tecnologia.

Com experiência na área de segurança em redes de computadores e computação em nuvem, o mestrando do ICMC e um dos organizadores do minicurso, Gabriel de Melo Cruz, destaca que a meta é conscientizar o público sobre as práticas mais seguras para o uso de aparelhos IoT. Ele pondera que, embora essas tecnologias estejam cada vez mais integradas ao nosso dia a dia, simplificando tarefas diárias, ainda apresentam falhas de segurança. “Quem fizer o curso vai perceber que provavelmente tem muita gente que usa IoT de maneira insegura e, agora, vai poder se proteger melhor”, complementa Gabriel.

 

O que esperar do minicurso? – A atividade abordará tópicos introdutórios sobre IoT e segurança, incluindo demonstrações de possíveis ataques em

dispositivos, mesclando momentos teóricos e práticos. “Vamos demonstrar que ataques podem ser feitos com pouco investimento de dinheiro e tempo, explicando como se defender deles”, exemplifica o mestrando.

Ao final, os participantes terão aprendido a escolher soluções de segurança de forma mais consciente, considerando o custo-benefício e as restrições específicas de cada dispositivo ou sistema. “Os maiores erros geralmente estão no uso indevido, e não em uma configuração mal feita. O problema é que a maioria das pessoas nem sabe que está usando uma tecnologia IoT, muito menos que há falhas de segurança. No curso, vamos aprender a identificar as melhores soluções para cada caso”, finaliza.

 

Texto: Carolina Pelegrin, da Fontes Comunicação Científica 

 

Minicurso Segurança em IoT
Quando
: sábado, 2 de novembro
Horário: das 8 às 12 horas
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Acesse a localização: https://maps.app.goo.gl/NEUPnuN7myz2uEU99
Instagram: https://www.instagram.com/ganeshicmc/
Dúvidas? Escreva para o co-responsável Gabriel Cruz: gabriel.melo.cruz@usp.br

VEJA TAMBÉM ...