Qual a importância da extensão universitária para a formação de profissionais universitários? Qual o papel da divulgação científica nesse processo? Como isso contribui para a evolução da área científica e a função social da universidade?
Estas questões serão abordadas pela Profa. Dra. Ana Claudia Kasseboehmer, nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, às 14 horas, no anfiteatro térreo do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.
A palestra tem como público-alvo e obrigatório os alunos do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do IQSC-USP, mas é aberta à participação de todos os interessados gratuitamente e integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A palestrante
Ana Claudia é pesquisadora junto ao Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais do IQSC e orienta pesquisas principalmente sobre método investigativo no ensino de Ciências e divulgação científica em espaços não-formais.
É docente dos cursos de Bacharelado em Química (IQSC), Licenciatura em Ciências Exatas (IQSC-IFSC-ICMC) e Licenciatura Semipresencial em Ciências (USP-UNIVESP).
É co-autora dos livros “Formação inicial de professores de Química: a instituição formadora (re)pensando sua função social” e “Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo”, este último com duas edições publicadas.
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)
O PAE foi instituído pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em 2005, com o objetivo principal de aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação.
Anualmente a Comissão PAE-IQSC, coordenada pela Profa. Dra. Fernanda Canduri, organiza dois workshops para avaliação e divulgação dos trabalhos realizados pelos estagiários, servindo como fonte de informação para os interessados na utilização de métodos alternativos e inovadores para o ensino na graduação.
Ao longo do ano são realizadas palestras com presença obrigatória dos alunos PAE-IQSC; as ausências requerem justificativa expressa.
Palestra
“Extensão Universitária: contribuições para formação de futuros professores universitários”
21 de outubro de 2016 – sexta-feira, 14h
anfiteatro térreo do IQSC/USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Inscrições aqui.
Informações: (16) 3373-8272 ou 3373-9909
Por Comunicação – IQSC