No centro da discussão, mulheres falam de ciência, arte e saúde em eventos na USP

Entre os dias 8 e 9 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, institutos da USP promovem mesas-redondas e debates sobre a influência feminina na sociedade

Institutos da USP promovem atividades sobre a influência feminina nas ciências, artes e saúde – Fotomontagem com fotos Pexels, George Campos/USP Imagens e Pixino

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, três institutos da USP promovem eventos abertos ao público nos dias 8 e 9 de março. São mesas-redondas e debates que discutem a participação de mulheres na ciência, na política e na identidade brasileira, além do uso de dados da saúde pública para enfrentar a violência contra mulheres e meninas.

Instituto de Geociências (IGc)

Cartaz Encontro das Águas – Imagem: Divulgação

A Comissão de Cultura e Extensão do IGc vai promover, no dia 9 de março, uma homenagem às professoras aposentadas, com uma mesa-redonda em que elas contarão suas experiências como mulheres nas Geociências. O encontro propõe prestigiar “aquelas que tanto ensinaram”. Entre elas, as professoras Lilia M. Sant’Agostino, Mabel N. Costas Ulbrich, Maria Angela F. Candia, Maria Cristina M. Toledo e Sônia M. B. Oliveira. É possível enviar dúvidas e perguntas pelo e-mail da comissão organizadora: ccexigc@usp.br.

A palestra inicial será da professora Adriana Alves, do IGc e ex-diretora do Escritório USP Mulheres. O encontro será transmitido via Youtube.

O IGc também irá realizar o 3º Encontro das Águas: 8M – Roda de Conversa com Geocientistas. No evento, professoras e pesquisadoras apresentam vivências e histórias sobre os desafios de ser mulher. Aberto e propondo convidar mulheres cisgênero e transgênero, o encontro pretende ainda divulgar redes de apoio a mulheres dentro da Universidade.

3º Encontro das Águas ocorre no Salão Nobre do IGc, no dia 8 de março, às 14 horas, com transmissão no YouTube

Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

No dia 9 de março, das 18 às 20 horas, o IEB promove o evento Mulheres Modernistas no Brasil. Na atividade, promovida pelo Grupo de Pesquisa em Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens, e pelo Laboratório Interdisciplinar do IEB, quatro mulheres discutirão temas como moda, arte, política e identidade brasileira. Participam as professoras:

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni, organizadora do evento e orientadora do programa de pós-graduação multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras;
  • Rita Lages Rodrigues, historiadora da arte, apresentando o tema Faces do moderno: Jeanne Louise Milde e Zina Aita, duas mulheres artistas em Belo Horizonte;
  • Carolina Casarin, autora do livro O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda, com apresentação sobre Tarsila do Amaral e Victoria Ocampo;
  • Marina Cerchiaro, autora do livro Esculpindo para o Ministério: arte e política no Estado Novo, apresentando a escultura Mulher, de Janacopulos.   

O evento presencial será no Auditório 1 do IEB, que fica no Espaço Brasiliana: Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária – São Paulo.

Faculdade de Saúde Pública (FSP)

Cartaz de Divulgação do evento da FSP sobre violência contra mulher e saúde – Imagem: Divulgação

A FSP e a organização global de saúde Vital Strategies se uniram a parceiros para debater a produção e o uso de dados para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas, na perspectiva da saúde pública. O evento, aberto ao público, acontece no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a partir das 9 horas, no Auditório João Yunes da FSP, e transmissão ao vivo pelo canal da FSP no Youtube. Para se inscrever no evento, acesse o link. De acordo com os organizadores, a disponibilidade de dados confiáveis e procedimentos de análise são formas fundamentais de embasar políticas públicas mais efetivas de enfrentamento à violência de gênero. O evento abre espaço para a apresentação de dados e estudos inéditos do Brasil, com recortes nacionais e municipais, e de outros cinco países da América Latina e África. Na sequência, rodadas de discussão vão reunir pesquisadoras que são referência na área de violência de gênero, assim como representantes governamentais. Confira a programação completa aqui.

Codage

A Codage, Coordenadoria de Administração Geral da USP, também realizará um encontro com servidoras no dia 8 de março, das 10h às 11h30, no Auditório do Conselho Universitário (CO) da Reitoria. Além de um café, haverá uma breve reflexão sobre a data com a professora Heliani Berlato, coordenadora adjunta. Para participar, é necessário o aval da chefia imediata. Também é recomendada a inscrição por meio deste formulário.

Texto: Redação
Arte: Carolina Borin Garcia – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...