Iniciativa prevê recursos de R$ 15 mil para auxiliar o professor no desenvolvimento de sua pesquisa
![](https://i0.wp.com/jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/20220721_professores.jpg?resize=1200%2C630&ssl=1)
Arte: Ana Júlia Maciel/ Jornal da USP
Os professores recém-contratados pela Universidade poderão receber apoio financeiro para desenvolver seus projetos de pesquisa. O Programa de Apoio aos Novos Docentes da USP, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), prevê um auxílio de R$ 15 mil, pago via remanejamento orçamentário às unidades, com o objetivo de proporcionar a esses profissionais as condições iniciais para o estabelecimento de uma estrutura de pesquisa.
O professor deve utilizar os recursos para compra de material permanente e de consumo, pagamento de serviços de terceiros, diárias e passagens para o docente ou para seus pós-doutorandos ou alunos de pós-graduação e iniciação científica. Despesas com a publicação de artigos científicos poderão ser consideradas mediante análise da PRPI.
![](https://i0.wp.com/jornal.usp.br/wp-content/uploads/2022/06/Paulo-Alberto-Nussenzveig2.jpg?resize=250%2C249&ssl=1)
Paulo Alberto Nussenzveig – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
“A USP sempre buscou oferecer apoio inicial a docentes ingressantes para que consigam desenvolver mais rapidamente suas atividades de pesquisa. Consideramos essencial que a PRPI mantenha essa tradição e esperamos incrementar nossas formas de auxílio com o tempo”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.
A Pró-Reitoria concederá esse auxílio a professores em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) que entraram em exercício do cargo a partir de 5 de setembro de 2020. O docente poderá solicitar o auxílio em até dois anos após o início do seu exercício.
As solicitações poderão ser encaminhadas em dois momentos durante o ano: em fevereiro ou em agosto. As inscrições devem feitas pelas Comissões de Pesquisa e Inovação, por meio do Sistema Atena (Pesquisa Atende>Formulário>Nova Solicitação), com um resumo descritivo do projeto de pesquisa do docente, a publicação de sua contratação no Diário Oficial do Estado de São Paulo e cópia do documento que ateste a data de início do exercício do cargo.
Para mais informações, consulte a página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
Por Erika Yamamoto – Jornal da USP