O papel das instituições democráticas será discutido no “USP Pensa Brasil”

Importantes juristas vão abordar o assunto no dia 5 de outubro do Seminário. E, em outros dias, as Cátedras da USP serão destaque também em um encontro e lançamento de livros

A USP realiza, de 2 a 6 de outubro, a segunda edição do evento USP Pensa Brasil, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Na próxima quinta-feira, dia 5 de outubro, às 19h15, no Auditório István Jancsó, do Espaço Brasiliana, no Seminário USP Pensa Brasil, uma das várias atividades do evento, o tema abordado será “As Instituições, Participação Social e Estado Laico”, que abordará a atual crise da democracia brasileira e o papel das instituições democráticas na conferência de Enrique Ricardo Lewandowski, professor da Faculdade de Direito (FD) e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em agosto deste ano, Lewandowski foi designado para presidir o Comitê Gestor do Centro Observatório das Instituições Brasileiras da USP, voltado para monitorar a qualidade da democracia e da representatividade nos partidos políticos e nos processos eleitorais. O Observatório é um legado das atividades de 2022 do USP Pensa Brasil.

O debate sobre o tema continuará com a participação de três juristas: Eunice Prudente, professora da FD e atual secretária Municipal de Justiça da cidade de São Paulo; Irapuã Santana, procurador do Município de Mauá e presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo; e Luis Moreno Ocampo, argentino que, em 1985, foi subprocurador no Julgamento das Juntas Militares, o qual julgou os altos comandantes do exército da ditadura militar de 1976. A história foi retratada no filme Argentina, 1985 (2022). A mediação será da vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que também é vice-presidente do Comitê Gestor do Centro Observatório das Instituições Brasileiras da Universidade.

Antes da conferência, haverá a apresentação de fragmentos de textos representativos sobre o país, lidos por estudantes de diversas áreas da USP: Os Bestializados, de José Murilo de Carvalho, Capitães de Areia, de Jorge Amado; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes; e Cota Não é Esmola, de Bia Ferreira.

Cátedras

As Cátedras da USP serão abordadas em uma das Conferências e debates e nos dois lançamentos de livros do evento USP Pensa Brasil. O I Encontro Intercátedras da USP, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), acontecerá no dia 3 de outubro, das 9h às 17h45, na Sala Alfredo Bosi do Instituto.

Essa atividade trará à tona o contexto histórico e atual das Cátedras no mundo, no Brasil e, especificamente, na USP. O encontro objetiva catalisar a sinergia entre cátedras, potencializando os resultados desse modelo. Será apresentado um panorama das Cátedras da USP, revelando os resultados de um survey recente organizado pelo IEA e complementado pelos membros presentes de Cátedras vigentes.

O evento também se aprofundará em reflexões propositivas, abordando questões cruciais como a governança das cátedras, sua interação com o tripé universitário, possíveis modelos de financiamento e a conexão com a realidade latino-americana. Além disso, serão discutidos os passos para um engajamento contínuo do grupo, incluindo propostas de publicações e estratégias para uma atuação coesa em rede. O encontro culminará com um balanço geral, refletindo sobre os insights e direções propostas durante as discussões.

O encontro terá a participação de Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Sul da Bahia (UFSB), e titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica; Ana Paula Tavares Magalhães, assessora da PRPI e coordenadora de grupo de pesquisa Investigações sobre a Pluralidade e Ambiguidades Relativas à Condição Humana, do IEA; Ana Célia Castro, diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados; Jacques Marcovitch, ex-diretor do IEA e ex-reitor da USP.

“O I Encontro Intercátedras da USP destaca-se como uma ponte importante entre a USP e a sociedade, enfatizando a relevância das Cátedras na produção e disseminação do conhecimento. Ao abordar temas como a interação com a sociedade civil e a realidade latino-americana, o encontro reforça o compromisso da universidade em manter um diálogo aberto e contínuo com a comunidade, buscando colaborações que beneficiem ambas as partes e reafirmando seu papel proativo nas questões sociais e culturais do país”, ressalta Paulo Vitor Gomes Almeida, analista do IEA.

No dia 2, às 17h, na Livraria Edusp, será lançado o título México y Brasil: 200 anos de Relaciones, Una Perspectiva Mexicana, com organização de Beatriz Paredes, embaixadora do México no Brasil, de janeiro de 2013 a janeiro de 2017, e que foi titular da Cátedra José Bonifácio, do Instituto de Relações Internacionais (IRI), no ano de 2017.

E, no dia 5, às 11h, a atual titular desta Cátedra, Susana Malcorra, lançará a obra Perspectiva Feminista Para uma Nova Governança Global. Malcorra é uma das fundadoras da iniciativa internacional Global Women Leaders Voices for Change and Inclusion e foi ministra de Relações Exteriores e Culto da República Argentina. A publicação é fruto das atividades acadêmicas desenvolvidas por Susana à frente da Cátedra e aborda os desafios para a governança internacional sob uma perspectiva feminista.

O evento USP Pensa Brasil será realizado de 2 a 6 de outubro, no Espaço Brasiliana (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo), mas há uma variada programação em outros locais. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. Serão fornecidos certificados de participação para os inscritos nos seminários e debates. A programação completa do evento e mais informações estão disponíveis no site USP Pensa Brasil.

Texto: Eliete Viana
Arte: Gabriela Varão – Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...