Importantes juristas vão abordar o assunto no dia 5 de outubro do Seminário. E, em outros dias, as Cátedras da USP serão destaque também em um encontro e lançamento de livros
A USP realiza, de 2 a 6 de outubro, a segunda edição do evento USP Pensa Brasil, na Cidade Universitária, em São Paulo.
Na próxima quinta-feira, dia 5 de outubro, às 19h15, no Auditório István Jancsó, do Espaço Brasiliana, no Seminário USP Pensa Brasil, uma das várias atividades do evento, o tema abordado será “As Instituições, Participação Social e Estado Laico”, que abordará a atual crise da democracia brasileira e o papel das instituições democráticas na conferência de Enrique Ricardo Lewandowski, professor da Faculdade de Direito (FD) e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em agosto deste ano, Lewandowski foi designado para presidir o Comitê Gestor do Centro Observatório das Instituições Brasileiras da USP, voltado para monitorar a qualidade da democracia e da representatividade nos partidos políticos e nos processos eleitorais. O Observatório é um legado das atividades de 2022 do USP Pensa Brasil.
O debate sobre o tema continuará com a participação de três juristas: Eunice Prudente, professora da FD e atual secretária Municipal de Justiça da cidade de São Paulo; Irapuã Santana, procurador do Município de Mauá e presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo; e Luis Moreno Ocampo, argentino que, em 1985, foi subprocurador no Julgamento das Juntas Militares, o qual julgou os altos comandantes do exército da ditadura militar de 1976. A história foi retratada no filme Argentina, 1985 (2022). A mediação será da vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que também é vice-presidente do Comitê Gestor do Centro Observatório das Instituições Brasileiras da Universidade.
Por Jornal da USP