Em entrevista ao Jornal da USP, o pró-reitor Aluísio Segurado explica como foi o processo da definição dos dez objetivos estratégicos e quais são as estratégias para alcançar esses objetivos até o final de sua gestão
No último dia 20 de agosto, foram divulgados os 12 objetivos estratégicos da USP que abrangem as atividades-fim da Universidade: graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão universitária e inclusão e pertencimento, além da gestão administrativa.
Além dos objetivos estratégicos gerais da Universidade, também foram definidos os dez objetivos estratégicos para cada uma dessas áreas. Tais objetivos estão relacionados aos conceitos utilizados na Missão, nos Valores e na Visão da Universidade.
Até o final deste ano, as Pró-Reitorias e a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) deverão apresentar as metas definidas, o plano de ação para atingir essas metas e quais serão os indicadores utilizados para mensurar o desenvolvimento desses objetivos, que deverão ser implementados até o final de 2025.
Em entrevista ao Jornal da USP, o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, explica como foi o processo da definição desses dez objetivos estratégicos, quais são as estratégias para alcançar esses objetivos até o final de sua gestão à frente da Pró-Reitoria e quais são os projetos que estão sendo desenvolvidos para aprimorar o ensino de graduação na Universidade.
Jornal da USP – Professor, como foi o processo de levantamento dos dez objetivos estratégicos da Pró-Reitoria de Graduação?
Aluísio Segurado – A definição dos objetivos específicos para o ensino de graduação da Universidade seguiu a mesma metodologia da definição dos objetivos estratégicos gerais da USP, dentro do programa Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas para Pró-Reitorias e Gestão. O processo teve início com uma consulta às Unidades sobre stakeholders [parceiros], internos e externos à Universidade. Esse processo envolveu todos aqueles atores que foram identificados pela comunidade como partes interessadas, que são os egressos da graduação da USP, e, internamente, aqueles envolvidos no processo de formação.
Em paralelo, a Pró-Reitoria de Graduação foi consultada para identificar suas competências. O workshop que discutiu a graduação na USP foi realizado no campus de Ribeirão Preto e teve como participantes os membros do Conselho de Graduação (CoG), dirigentes da Universidade, membros da comunidade envolvidos na graduação – para além dos membros do CoG –, coordenadores de curso, representações de servidores e de alunos, ou seja, toda a comunidade que se debruça como ator relevante no processo de formação do ensino de graduação.
Jornal da USP – Como você avalia o resultado desse trabalho?
Aluísio Segurado – A metodologia adotada permitiu que identificássemos dois objetivos considerados prioritários, sendo os demais oito definidos como objetivos operacionais, que alimentam as ações e as iniciativas para que os dois considerados prioritários sejam atingidos. Durante todo esse percurso, julgamos que seria estratégico a Universidade olhar o processo de formação na graduação com uma visão voltada para os seus dois públicos-alvo principais: um é o dos estudantes e das estudantes em formação e o outro público é o dos docentes envolvidos na formação da graduação.
Jornal da USP – Professor, do ponto de vista prático, o que representam esses dois objetivos prioritários?
Aluísio Segurado – O objetivo voltado aos estudantes, em síntese, é formar cidadãos profissionalmente capacitados, o que decorre da formação técnica, ética e cidadã. Isto significa que não basta formar técnicos capacitados profissionalmente, mas que compreendam também a realidade brasileira e entendam que seu papel como egresso é atuar para a transformação da realidade existente no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, devem estar capacitados a enfrentar desafios da sociedade contemporânea, consolidados na pauta da Agenda Global da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.
O outro objetivo estratégico diz respeito aos docentes e representa um compromisso institucional de valorizar as atividades de ensino. Nossa instituição, ao longo de seus 90 anos, com seu desenvolvimento como uma universidade de pesquisa, foi evoluindo para uma cultura que valoriza mais as atividades de pesquisa que as de ensino. Nosso compromisso com os docentes é contribuir, de forma sustentada, para a sua contínua formação e aprimoramento.
Jornal da USP – Que ações a Pró-Reitoria de Graduação já vem desenvolvendo para alcançar esses objetivos?
Aluísio Segurado – Esses dois objetivos principais vêm sendo trabalhados pela Pró-Reitoria por meio de inúmeras ações. O primeiro, que é a formação de cidadãos profissionalmente capacitados, com a atualização dos currículos, com a revisão das cargas horárias dos cursos e com a implantação da curricularização da extensão. Esta última está relacionada à formação ética e cidadã de reconhecimento da realidade e conversa com os ODS, procurando fazer com que a agenda global da ONU seja incorporada nas matrizes curriculares.
O aprimoramento da formação pedagógica já faz parte do trabalho da atual gestão da Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com o desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, o PDPD, que já está em curso e que tem oferecido módulos, a cada semestre, com o envolvimento de número muito expressivo de docentes. Isso nos gratifica muito, porque entendemos que os docentes estão percebendo esta oportunidade que a Universidade dá a eles, principalmente neste período em que a USP está contratando novos docentes. A chegada desses novos professores no momento em que um programa de formação pedagógica docente está sendo oferecido funciona como um acolhimento e como mensagem explícita de que a formação pedagógica deve ser valorizada e que a atividade de ensino será reconhecida para a carreira deles.
Pró Reitoria de Graduação
Objetivos Estratégicos
Os dez objetivos definidos se relacionam entre si, pois o conjunto dos oito objetivos que chamamos de operacionais suportam os dois objetivos principais. Cito, como exemplo, o objetivo de incrementar o emprego de indicadores dos cursos de graduação. O princípio expresso nesse objetivo é da gestão baseada em indicadores. Vários indicadores já estão sendo desenvolvidos. Em breve, devemos entregar os dashboards, que são os visualizadores sintéticos de informações em tempo real, que a Pró-Reitoria de Graduação desenvolveu em parceria com Superintendência de Tecnologia da Informação, com o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho e, em alguns deles, com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. Alguns desses dashboards dizem respeito a dados de desempenho escolar e sua correlação com a modalidades de ingresso e os apoios e auxílios oferecidos na área de permanência estudantil.
Jornal da USP – Professor, quais serão os próximos passos daqui para frente?
Aluisio Segurado – Esses dez objetivos estão alinhados, conversam entre si e estão na linha do que já estamos fazendo. Temos um ano e meio pela frente de gestão, que vai nos permitir avançar. Neste momento, estamos definindo as metas e os indicadores de acompanhamento para cada um desses objetivos. Não é possível pensarmos que, durante esse período de um ano e meio, todos eles terão 100% de atendimento. Mas estamos colocando metas ambiciosas até janeiro de 2026, porque se colocamos metas muito tímidas, a gente se inibe e se limita. Todo esse processo foi um verdadeiro brainstorming, em que a comunidade pode se sentir responsável pela execução dos objetivos.
Por Adriana Cruz – Jornal da USP