A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, por meio da pesquisa de doutorado de Pedro Paro, fundador da startup Humanizadas, realizou entrevistas com os CEOs de empresas humanizadas brasileiras e disponibilizou os vídeos no Canal Humanizadas, no YouTube.
O canal possui diversas entrevistas com CEOs e diretores das empresas analisadas na pesquisa de Paro, sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, Mateus Cecílio Gerolamo. Produzidos com o objetivo de ajudar a entender o que as lideranças fazem na prática para que suas empresas sejam mais humanizadas e quais os benefícios disso, os vídeos contam desde a parte histórica das companhias até exemplos de práticas internas.
No total foram analisadas 1.115 empresas do Brasil, a partir de indicadores relacionados à cultura organizacional, liderança, orientação para stakeholders – pessoas envolvidas nos processos empresariais – e propósito. A pesquisa foi realizada em parceira com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), e as entrevistas com o jornalista Rodrigo Caetano, com passagens pela IstoÉ e Exame.
De acordo com o trabalho, empresas humanizadas são as que, em seu dia a dia, baseiam suas ações em seu propósito e, como consequência, inspiram todos os stakeholders, estabelecendo com eles uma relação ganha-ganha. Como resultado, chegou-se a um grupo de 22 empresas de destaque no País, selecionadas como humanizadas. Essas empresas apresentam vantagem em relação a empresas tradicionais em todos os indicadores da pesquisa, o que alerta para uma grande mudança de paradigma: a de que a procura por um propósito maior é tão importante quanto a procura pelo lucro. Destaca-se que o lucro das empresas humanizadas chega a ser duas vezes superior ao das 500 maiores empresas do Brasil, e a satisfação dos clientes e dos colaboradores chega a ser três vezes superior à média de empresas comuns.
Dessa forma, a pesquisa busca inspirar outras empresas e difundir o pensamento de que práticas humanizadas trazem benefícios para todos. Para mais informações, os resultados da pesquisa e o relatório completo podem ser encontrados no site humanizadas.com.
O tema já foi abordado no Jornal da USP no ano passado, e as entrevistas constituem a continuidade a pesquisa.
Mais informações:
Professor Mateus Cecilio Gerolamo
Departamento de Engenharia de Produção da EESC
Tel.: (16) 3373-8643
E-mail: gerolamo@sc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESC