A capa da edição de 10 de janeiro de 2018 (volume 135, edição 2) do Journal of Applied Polymer Science, é ilustrada com imagem
microscópica do hidrogel desenvolvido pela pesquisadora do Instituto de Química de São Carlos, Profa. Dra. Agnieszka Joanna Pawlicka Maule e seu então aluno de doutorado e depois pós-doutorado, Dr. Rodrigo César Sabadini, em parceria com Profs. Drs. Jerzy Kanicki, da Universidade de Michigan (EUA) e Maria Manuela Silva da Universidade do Minho (Portugal). O artigo publicado em colaboração intitula-se “Gellan gum–O,O′-bis(2-aminopropyl)-polyethylene glycol hydrogel for controlled fertilizer release”.
Diferente de produtos disponíveis comercialmente, a matéria-prima deste hidrogel é composta de quitosana, polímero natural derivado da quitina encontrada na casca de crustáceos.
Com aplicações na agricultura e medicina sem os potenciais riscos de sintéticos, “o produto chama a atenção por ser biodegradável e superabsorvente, podendo armazenar água e nutrientes”, informa Agnieszka. Em artigo divulgado na revista da Escola de Engenharia da Universidade de Michigan, Kanicki informa que este foi apenas o começo, mas a ideia final é combinar isso com uma série de dispositivos sensores que permitam ajustar o hidrogel com base na localização, na quantidade de precipitação e na rapidez com que as plantas estão crescendo.
Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)