Debate foi sobre a evolução da matemática em função da tecnologia
O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, está realizando nesta semana a XXXIV Semana da Matemática (SEMAT). A programação, que foi iniciada na segunda-feira (24), estende-se até a quinta-feira (27) e, dentre os atrativos, a mesa redonda “A matemática do Século XXI”, realizada no primeiro dia de evento, contou com a presença de pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI).
Os professores Geraldo Nunes Silva (IBILCE/Unesp) e Luis Gustavo Nonato (ICMC/USP), membros do CeMEAI, se juntaram ao docente Alistair Richard Clark, da University of the West of England Bristol (UWE), para debater a seguinte pergunta: “A matemática no Século XXI continua a mesma de séculos passados?”.
Sob este mote, os participantes buscaram simplificar a questão e discutiram sobre a evolução da matemática ao longo do tempo, principalmente nos últimos 100 anos, em função da tecnologia, e também como ela influencia o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade em geral. Geraldo foi o mediador da mesa, enquanto Luis Gustavo e Alistair participaram como convidados do debate.
Os participantes conversaram sobre o que a matemática, ou matemáticos, oferecem para disciplinas ou pesquisadores de áreas afins, como engenharia ou ciência de computação, refletiram se a matemática é real ou uma construção humana, e ainda falaram sobre como a tecnologia pode ajudar no ensino da matemática, no desenvolvimento da intuição do aluno e também a estimular novas descobertas na pesquisa.
Por fim, foi fomentada a discussão sobre os desafios matemáticos que técnicas de deep learning têm trazido e como isso tem provocado novos desenvolvimentos teóricos.
Sobre a SEMAT
Realizada desde 1988, a SEMAT é um evento que reúne professores, alunos de graduação e pós-graduação e professores de educação básica. Realizada em formato presencial, a iniciativa conta com atividades nas diversas áreas de pesquisa. Além da mesa redonda, estão sendo ofertadas palestras e minicursos ministrados por especialistas das diferentes áreas da matemática pura e aplicada – algumas com conteúdo mais geral e acessível para alunos de graduação e outras de caráter mais avançado voltado aos alunos de pós-graduação.
A SEMAT também conta exposição de trabalhos acadêmicos, e a programação recheada tem o intuito de promover a troca de experiências e conhecimentos entre professores e pesquisadores da matemática e áreas afins de diversas instituições, possibilitando a formação de grupos de trabalho e de pesquisa. O evento também visa aprimorar a formação dos alunos de pós-graduação e graduação por meio de palestras e minicursos e dar a oportunidade aos alunos de iniciação científica ou pós-graduandos para divulgar seus trabalhos através de pôsteres.
Os alunos de licenciatura e professores da educação básica de ensino, por sua vez, também têm a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino para aplicação em sala de aula através de minicursos e palestras destinados a este fim.
Sobre o CeMEAI
O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.
O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.
Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br
Telefone: (19) 99199-8981
Por Assessoria de Comunicação – CeMEAI