Plantão on-line e gratuito com alunos da USP tira dúvidas sobre física e astronomia e dá dicas de aulas

O projeto Terra & Universo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP está recebendo inscrições de alunos e professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Projeto foi criado para despertar em estudantes um maior interesse nos estudos sobre os assuntos Terra & Universo e Matéria & Energia – Foto: Pexels

O Projeto Terra & Universo na Escola oferece sessões para esclarecer dúvidas sobre física, astronomia e matemática para estudantes, além de atendimentos virtuais para os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com sugestões de atividades para sala de aula. É um projeto de extensão universitária do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, totalmente gratuito e aberto a todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível neste link.

Criado para despertar em estudantes um maior interesse nos estudos sobre os assuntos Terra & Universo e Matéria & Energia, o projeto reúne estudantes da USP, que atuam como monitores oferecendo os atendimentos de plantão e os atendimentos virtuais para salas de aula. A coordenação é da professora Jane Gregorio-Hetem, do Departamento de Astronomia do IAG.

“Originalmente, em 2020, criamos o projeto Mania de Ensinar motivados em ajudar, naquele período de ensino remoto, os professores que estavam sobrecarregados, com pouco tempo para responder todas as dúvidas de seus alunos. Atualmente o projeto está adaptado ao retorno das aulas presenciais, mas mantendo as facilidades do atendimento remoto”, escrevem os idealizadores do projeto no site.

Como funciona

As palestras são oferecidas pelos monitores (atendimento on-line e em tempo real) em horários combinados com os professores. É possível conversar diretamente com os monitores pelo chat do Instagram ou Google Meet, em horários a combinar, ou enviar perguntas a qualquer momento, sendo que as respostas seguirão por postagens no Instagram (stories, lives, direct) ou por e-mail.

Entre os temas que podem ser abordados nos encontros estão Sol, Terra e Lua, Fontes e tipos de energia e Radiações, como, por exemplo: Como se formou o sistema solar e seus planetas? Por que sempre vemos o mesmo lado da Lua? Por que Plutão não é mais planeta? ou Existem planetas iguais à Terra?

Como se inscrever

Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio: os pais ou responsáveis devem preencher o formulário e marcar a opção Plantão de Dúvidas para Tarefas Escolares, clique aqui.

Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio: para atividades em sala de aula, os professores devem preencher formulário e marcar a opção Atendimento On-line em Sala de Aula, clique aqui.

Mais informações pelo e-mail: tune@iag.usp.br

Por Jornal da USP