Podcast coloca em debate agenda ambiental e temas relacionados à saúde planetária

Produzido e apresentado por alunos de Engenharia Ambiental da USP em São Carlos, produção aborda assuntos como mudanças climáticas, segurança alimentar e segurança hídrica

Episódios apresentam entrevistas com convidados e suas principais contribuições sobre o tema da saúde planetária – Foto: Reprodução/YouTube

Mudanças climáticas, segurança alimentar e segurança hídrica são alguns dos temas abordados no podcast Agenda Ambiental em Debate, produzido e apresentado por estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O material pode ser acessado diretamente no Spotify, no site do programa ou por meio do Instagram. O mais recente episódio aborda o trabalho do Instituto Projeto Ninhos, que tem como objetivo construir ninhos em São Carlos, com o compromisso voltado à vida selvagem da cidade. Confira o vídeo abaixo ou clique aqui para ouvir o podcast.

O podcast nasceu das atividades do programa de Embaixadores de Saúde Planetária, desenvolvidas com grupos de pesquisa e extensão do campus USP de São Carlos. Cada episódio apresenta uma entrevista com um convidado e suas principais contribuições sobre o tema da saúde planetária. Além do conteúdo em áudio, o Agenda Ambiental em Debate também está ampliando a divulgação para o canal do YouTube, com programas gravados nos estúdios do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos.

O projeto, que tem vários episódios no ar, traz neste ano outros três podcasts: A Arquitetura e o Valor Ambiental na Atualidade, com a professora Lúcia Shimbo, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos, que fala sobre a construção e o financiamento das cidades; Projeto Tatus e sua Atuação pela Fauna e Flora de São Carlos, em que Clara Machado ao lado de outra integrante, fala sobre o coletivo que realiza ações voluntárias com o objetivo de atender às demandas e urgências ambientais da região; e Rede de Proteção ao Cerrado Paulista, um projeto que tem como foco preservar esse bioma no Estado paulista e também conscientizar a população de São Carlos.

Clique no player para conferir o episódio mais recente do podcast:

Fomento da saúde planetária

O grupo de alunos que participa da produção do podcast é formado por Leonardo Silva Cardoso, Edimilson Rodrigues e Maria Julia de Andrade, que participam do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP, sob a coordenação do professor Marcelo Montaño do Departamento de Hidráulica e Saneamento.

O projeto, com o título Uso de Ferramentas de Comunicação para Fomento da Saúde Planetária: Práticas e Alternativas para o Município de São Carlos (SP), tem como objetivo a divulgação de um quadro prático e metodológico sobre temas voltados à saúde planetária que possam ser desenvolvidos no contexto municipal e, possivelmente, absorvidos por agendas públicas. Também busca fomentar práticas voltadas à saúde planetária, envolvendo os agentes mapeados, desenvolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em escala local e promovendo o combate à desinformação por meio da divulgação científica no campo da saúde planetária.

Veja todos os episódios do Agenda Ambiental em Debate neste link.

Por Jornal da USP