Produzido pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, o podcast Engenhando Talks está disponível no Youtube
Como garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas, tenham acesso igualitário aos recursos educacionais num ambiente universitário? Esse é o tema do segundo episódio do podcast Engenhando Talks, produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, dedicado a debates, a trocas de ideias e à transmissão de conhecimento sobre temas relevantes para a sociedade. Os episódios estão disponíveis no Canal USP no YouTube e também no Canal da EESC.
O episódio sobre inclusão na universidade tem como convidadas Rosângela Gavioli Prieto, professora da Faculdade de Educação (FE) da USP e a professora Amanda Saba Ruggiero, presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento do Instituto de Arquitetura e Urbanismos (IAU) da USP em São Carlos. Elas falam sobre estratégias inclusivas e ferramentas para promover um ambiente acadêmico verdadeiramente acessível.
“Temos a impressão que as diferenças estão chegando na universidade, mas elas sempre aqui estiveram. Na medida em que a gente vai construindo políticas que incentivem e garantam o acesso mais democrático à universidade vamos nos deparando com os desafios”, explica a professora Rosângela no podcast. “A gente convive pouco, conhece pouco e tem poucas respostas e portanto temos que estudar, construir e avaliar a ações constantemente. Porque elas não estão postas, não tem guias, porque essa população não estava conosco e estando conosco nos desafia”. Confira mais sobre o segundo episódio no player abaixo:
Com apresentação do professor Fernando Lavoie, diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe) da EESC o Engenhando Talks é gravado na Arena TED EESC, no campus da USP em São Carlos, e permite a presença de plateia ao vivo. A produção conta com apoio da área de Comunicação e Marketing do Cetepe e do Jornal da USP.
Para acompanhar os episódios do podcast siga o Canal USP no YouTube neste link e no Canal da EESC.
Por Jornal da USP