Pós-Graduação da USP e Bayer oferecem estágios para alunos de Mestrado e Doutorado

Convênio inédito cria oportunidades para estudantes da pós-graduação da USP expandirem suas oportunidades de atuação na área de pesquisa

Pós-Graduação da USP e Bayer oferecem estágios para alunos de Mestrado e Doutorado – Foto: DC Studio/Freepik

Alunos de pós-graduação da USP têm até o dia 23 de agosto para se inscrever no Programa Bayer para Mestrandos e Doutorandos – Ciência em Campo e concorrer a uma das 13 vaga de estágio oferecidos pela empresa farmacêutica alemã. Os pós-graduandos terão a oportunidade de desenvolver projetos em parceria, conhecer outros ambientes de pesquisa e aumentar as possibilidades de atuar profissionalmente como pesquisador fora do ambiente acadêmico.

“Essa é uma iniciativa que pode ser considerada pioneira no Brasil porque aumenta a empregabilidade de nossos estudantes de pós-graduação, oferecendo novas possibilidade de trabalho como cientista fora da academia”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado.

Podem se inscrever os estudantes de pós-graduação stricto sensu, de todos os campi da USP, nas áreas de Agronomia; Biologia Molecular; Ecotoxicologia; Entomologia; Epidemiologia; Fitopatologia; Genética; Herbicidas; Monitoramento de Resistência; Arquitetura, Programação e Modelagem de Dados; e Soluções Digitais e Tecnológicas (machine learning, inteligência artificial, big data).

Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

As vagas são para atuar na capital paulista e nas cidades de Paulínia e Santa Cruz das Palmeiras, em São Paulo, e na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Os estagiários integrarão as equipes de pesquisa das áreas de Soluções para o Campo (Fiel Solutions), Melhoramento Genético (Breeding) e Regulamentação e BioTechnologia.

“Esse tipo de estágio é uma prática consolidada em países do hemisfério Norte, mas que é algo inovador no setor corporativo brasileiro. Por causa da ampla atuação da Bayer em Pesquisa e Desenvolvimento, nossa expectativa em relação ao Programa Bayer para Mestrandos e Doutorandos é desenvolver talentos na nossa divisão de Crop Science, visando também identificar futuras lideranças da Bayer”, afirma a diretora de Avaliação de Segurança e Estratégia Regulatória Latam da Bayer, Marcia Ometto Mello Alves José.

A carga horária é de 20 horas semanais, no formato presencial ou híbrido, conforme a necessidade de cada posição. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão assistência médica e odontológica, seguro de vida e uma bolsa-auxílio no valor mensal de R$ 3.500. O programa tem duração de 18 meses.

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 23 de agosto por meio do formulário on-line.

Para esclarecer dúvidas e conhecer mais sobre o Programa Bayer para Mestrandos e Doutorandos – Ciência em Campo, a Bayer promoveu um evento presencial com estudantes na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, no dia 19 de agosto – Foto: Alessandra Falciano/PRPG-USP

Oportunidades para mestres e doutores

Marcia Ometto Mello Alves José - Foto: Currículo Lattes

Marcia Ometto Mello Alves José – Foto: Currículo Lattes

O Programa Bayer para Mestrandos e Doutorandos – Ciência em Campo é resultado de um convênio assinado no final de julho entre a USP e a Bayer, para oferecer oportunidades de estágio para alunos de Mestrado e Doutorado da Universidade. O objetivo desse tipo de parceria é aproximar a Universidade dos setores da sociedade que necessitam de profissionais altamente qualificados, como mestres e doutores, para fazerem parte de sua equipe.

“A expectativa é que convênios como esse sejam cada vez mais frequentes na Universidade. Há um grande esforço de aproximar a nossa pós-graduação tanto do setor público quanto privado, para fortalecer a formação dos estudantes, que adquirirem outras competências, e para contribuir com a inovação e o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, afirma o pró-reitor Rodrigo Calado.

Para Marcia, da Bayer, “com esse programa, esperamos aproximar os cientistas da Universidade e os cientistas da Bayer, contribuindo de maneira efetiva para a formação de profissionais, mantendo o foco em trazer soluções inovadoras para a agricultura do nosso País”.

Texto: Erika Yamamoto
Arte: Joyce Tenório – Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado

Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...