Objetivo é proporcionar experiências que aprimorem os conhecimentos e habilidades por meio de atividades extra-aula. Valor das bolsas é de R$ 700
Estudantes de graduação da USP interessados em participar de atividades de apoio pedagógico extra-aula de seus cursos podem se inscrever, entre os dias 20 e 30 de julho, na terceira edição do Programa de Apoio Pedagógico (PAP) – Tutoria, que é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e oferece bolsas para que os alunos atuem como tutores, auxiliando os docentes em ações complementares nas disciplinas de graduação da USP, com carga de dez horas semanais em horários alternativos aos das aulas.
Com isso, os participantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e habilidades, executando práticas como elaboração de resumos, discussões sobre textos, realização de exercícios, organização de minicursos, atendimento individualizado e retomada de conteúdos abordados no Ensino Médio.
O pré-requisito é que o discente esteja cursando, no mínimo, o segundo ano da graduação. Para se candidatar, é preciso acessar o Portal de Serviços USP e selecionar uma ou mais proposta de tutoria.
A bolsa, de R$ 700, será paga por cinco meses, de agosto a dezembro de 2024, e não pode ser acumulada com outras bolsas ou estágios, exceto auxílios da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP). Nesta edição, estão sendo oferecidas, ao todo, 128 vagas e as atividades começam em 5 de agosto.
O pró-reitor adjunto de graduação, Marcos Garcia Neira, explica que, num primeiro momento, o programa foi criado para reduzir a defasagem de aprendizagem no contexto das restrições sociais causadas pela covid-19 e, hoje, cumpre o papel de contribuir com a oferta de experiências de ensino direcionadas a grupos reduzidos. “Desde a sua criação, no primeiro semestre de 2022, o PAP tem acompanhado as necessidades formativas dos estudantes de graduação. Concebido inicialmente para recuperar objetivos de aprendizagem não alcançados durante a pandemia, no ano seguinte o programa destinou-se ao atendimento das turmas de ingressantes”, comenta Neira.
Ele destaca também uma novidade para esta edição, que ampliou a participação das unidades de ensino:
“Neste ano, coube às Comissões de Graduação (CGs) e às Comissões Coordenadoras de Cursos (CoCs) a submissão dos projetos conforme as demandas específicas dos cursos. O conhecimento aprofundado que esses colegiados possuem dos componentes curriculares facilita identificar as dificuldades enfrentadas pelo alunado e planejar intervenções pedagógicas a serem realizadas pela tutoria com supervisão docente.”
A íntegra do edital pode ser lida neste link.
Texto: Michel Sitnik
Arte: Simone Gomes
Jornal da USP