Programa USP iFriends volta à modalidade 100% presencial no segundo semestre de 2022; confira como participar
Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o Programa USP iFriends 2022. O programa, que tem como objetivo integrar estudantes estrangeiros à comunidade uspiana, voltará a funcionar de forma totalmente presencial pela primeira vez desde 2020.
Ao se inscrever, o estudante da USP se dispõe a ser o anfitrião de um intercambista durante a sua estadia no Brasil e na Universidade. É possível auxiliá-lo em questões como encontrar moradia, conhecer melhor a cidade, fazer amizades e regularizar sua permanência no País durante o período de intercâmbio.
Para o aluno da USP, o projeto representa uma oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países e até mesmo praticar línguas estrangeiras. Além disso, ao acolher um estudante estrangeiro, ele pode apresentar a cultura e os hábitos brasileiros para uma pessoa que talvez nunca tenha tido contato com nada relacionado ao nosso país.
Como participar como aluno intercambista?
Se você é intercambista e deseja ter a experiência de ter um iFriend, basta se cadastrar no Sistema Mundus, no item de menu “rograma USP iFriends, neste link. Durante o período em que estiver estudando na USP, até três alunos da USP podem entrar em contato.
Como participar como aluno USP?
Os estudantes de graduação podem se inscrever através do Sistema JupiterWeb, já os alunos de pós-graduação devem preencher o cadastro no Sistema Janus. Em ambos os casos, os alunos da USP têm acesso à lista dos participantes intercambistas. Depois, basta selecionar três perfis de estudantes estrangeiros e adicioná-los como amigos.
Após a seleção, um e-mail será enviado aos intercambistas com informações sobre o seu iFriend, enquanto as informações de contato do estudante estrangeiro estarão à disposição do aluno USP. A partir daí, basta iniciar uma conversa.
Inscrições
As inscrições para o programa vão até 15 de agosto de 2022. Para mais informações, acesse este link ou escreva para o e-mail ifriends@usp.br
Por Jornal da USP