Projeto “Elas na Engenharia” recebe nova turma de alunas

Alunas da edição do primeiro semestre de 2025 do projeto Elas na Engenharia

As atividades do projeto Elas na Engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) já tiverem início para a turma de estudantes do primeiro semestre de 2025.

A EESC recebeu 23 alunas do 2º e 3º ano do ensino médio, no dia 4 de abril, para a apresentação das atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto. As alunas também fizeram um tour pelo campus da USP São Carlos.

A abertura dessa edição contou ainda com o depoimento emocionante da aluna Izabel, participante da primeira edição do ano passado e atualmente caloura do curso de Química (IQSC).

O projeto busca incentivar meninas dos segundos e terceiros anos do ensino médio das escolas de São Carlos e região a atuarem na área de exatas.

A coordenadora do projeto na EESC, professora Luciana Montanari, explica que o programa oferece quatro módulos temáticos: Mecânica, Eletrônica, Geotecnia e Química. A proposta é despertar o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia por meio de atividades práticas e interativas, considerando que mesmo atualmente, o número de mulheres na engenharia é significativamente menor do que de engenheiros.

As alunas do ensino médio terão a oportunidade de colocar a “mão na massa” ao realizar experimentos, manipular instrumentos e equipamentos, e simular a montagem de peças. Segundo a professora, “é realmente um projeto de extensão universitária, que ultrapassa os muros da universidade, beneficiando toda a comunidade”.

As ações contam com o suporte de alunas de graduação, bolsistas e voluntárias da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), além da supervisão de professores, pesquisadores e técnicos das duas Unidades.

Uma nova turma do programa será oferecida no segundo semestre de 2025. As informações sobre o período de inscrições serão divulgadas nos canais oficiais da EESC.

Palestrante do projeto Elas na Engenharia do primeiro semestre de 2025

 

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