
Alunas da edição do primeiro semestre de 2025 do projeto Elas na Engenharia
As atividades do projeto Elas na Engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) já tiverem início para a turma de estudantes do primeiro semestre de 2025.
A EESC recebeu 23 alunas do 2º e 3º ano do ensino médio, no dia 4 de abril, para a apresentação das atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto. As alunas também fizeram um tour pelo campus da USP São Carlos.
A abertura dessa edição contou ainda com o depoimento emocionante da aluna Izabel, participante da primeira edição do ano passado e atualmente caloura do curso de Química (IQSC).
O projeto busca incentivar meninas dos segundos e terceiros anos do ensino médio das escolas de São Carlos e região a atuarem na área de exatas.
A coordenadora do projeto na EESC, professora Luciana Montanari, explica que o programa oferece quatro módulos temáticos: Mecânica, Eletrônica, Geotecnia e Química. A proposta é despertar o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia por meio de atividades práticas e interativas, considerando que mesmo atualmente, o número de mulheres na engenharia é significativamente menor do que de engenheiros.
As alunas do ensino médio terão a oportunidade de colocar a “mão na massa” ao realizar experimentos, manipular instrumentos e equipamentos, e simular a montagem de peças. Segundo a professora, “é realmente um projeto de extensão universitária, que ultrapassa os muros da universidade, beneficiando toda a comunidade”.
As ações contam com o suporte de alunas de graduação, bolsistas e voluntárias da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), além da supervisão de professores, pesquisadores e técnicos das duas Unidades.
Uma nova turma do programa será oferecida no segundo semestre de 2025. As informações sobre o período de inscrições serão divulgadas nos canais oficiais da EESC.

Palestrante do projeto Elas na Engenharia do primeiro semestre de 2025