Provão Paulista inicia fase de escolha de cursos em universidades públicas

Cada aluno pode optar por quatro cursos; novidade é que estudante poderá verificar distância entre sua residência e campi das universidades escolhidas

Sala de aula com estudantes fazendo prova com foco em um jovem branco de cabelo escuro curto sentado com a mão em punho na boca olhando um papel na mesa

Estudante durante a aplicação do Provão Paulista em edição passada -Foto: Secretaria da Educação de SP

A partir desta segunda-feira, dia 6 de outubro, estudantes inscritos para o Provão Paulista Seriado 2025, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece vagas nas universidades e faculdades paulistas, já podem escolher para quais cursos desejam concorrer. A prova acontece nos dias 4 e 5 de novembro. Cada estudante pode escolher até quatro cursos. O processo é obrigatório para todos os participantes da última etapa do Provão Paulista e que farão a avaliação neste ano. A escolha de cursos deve ser feita no portal do Provão Paulista Seriado, neste link. A lista de cursos está disponível clicando aqui. 

Entre as 15.717 vagas oferecidas pelo Provão Paulista, 1.500 delas são para a USP, 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 327 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 10.000 delas para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e 2.956 delas para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Na escolha dos cursos, cada aluno pode optar por um curso em cada universidade ou faculdade e ainda há o limite de dois cursos diferentes por universidade. Por exemplo, um aluno que escolher dois cursos na USP — Economia e História, por exemplo — terá que registrar as terceira e quarta opções em outra universidade e faculdade, uma para a Unicamp e outra para a Fatec, por exemplo.

A novidade deste ano é que, durante a escolha, os estudantes conseguirão ver os cursos que têm as unidades mais próximas de suas casas, a partir de um filtro disponibilizado na página do Provão.

No primeiro semestre, as vagas são destinadas apenas à USP, Unesp e Unicamp e parte delas para as Fatecs. As vagas da Univesp serão disponibilizadas para escolha no ano que vem, uma vez que as aulas da universidade virtual começam apenas no segundo semestre, assim como cerca de metade das turmas das Fatecs.

Confirmação de dados

Antes de registrar as opções, é preciso que os estudantes confirmem seus dados pessoais, indiquem o grupo ao qual pertencem e respondam sobre a renda per capita familiar. Alunos que são candidatos da rede estadual de ensino, dos municípios e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) devem acessar o portal com seu Registro de Aluno (RA). Alunos de outras redes devem acessar com CPF.

O Provão Paulista chega em 2025 à sua terceira edição, com quase 50 mil vagas diretas para o ensino superior oferecidas desde a sua criação. Todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual paulista que fizeram o Provão Paulista Seriado no ano passado, quando eram estudantes da 2ª série do Ensino Médio, estão automaticamente inscritos e farão as provas nos dias 4 e 5 de novembro em suas próprias escolas. A prova será aplicada no período da manhã, às 8h, e os portões das escolas fecharão às 7h45.

A lista de cursos disponíveis para a escolha está disponível no edital do Provão Paulista 2025, clicando aqui. 

Mais informações no portal do Provão Paulista Seriado, neste link.

Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...