Quantum Computing Innovation Center – InovaUSP/SC & IBM: Formação de Recursos Humanos

Evento: Reunião com o representante da IBM, Alexandre Pfeifer.
Local: Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas – Instituto de Física de São Carlos – USP
Data: 12 de junho de 2024
Horário: 9h

Em nome do Centro de Inovação da USP – Complexo São Carlos (InovaUSP/SC) e do seu Centro de Informação e Computação Quântica, depois de vários contatos com a IBM de longa data e participação no recente evento IBM Quantum Summit Latin America, onde pudemos conversar com lideranças da empresa do Brasil e do exterior, enfim, tivemos sucesso em dar início a uma colaboração construtiva que relatarei a seguir.

O propósito desta colaboração com a IBM é consolidar um Quantum Computing Innovation Center em nosso Campus, no InovaUSP/SC, dedicado, inicialmente, à formação de recursos humanos para todas as Unidades e interessados do nosso Campus, podendo, obviamente, se estender para outros Campi. Além disso, visa também promover a divulgação deste tipo de computação para a comunidade em geral, com destaque para docentes e discentes do ensino pré-universitário, com o apoio do CDCC e da Diretoria Regional de Ensino.

Dentro desta proposta, teremos o apoio gratuito da IBM para os cursos, incluindo pessoal do Brasil e do exterior e material didático, bem como o uso do Computador Quântico da IBM por 10 minutos/mês para cada usuário (uma facilidade já bem conhecida por muitos).

Será uma excelente oportunidade para agirmos de forma integrada em nosso Campus, com caráter inter e transdisciplinar, em parceria com a IBM, promovendo a inserção da Computação Quântica em nossos cursos e atividades conjuntas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo (startups), lembrando que as aplicações em todas as áreas do conhecimento são evidentes, com destaque para a Química, mas incluindo também a Arquitetura.

Um bom fruto dessa ação será também o estabelecimento de parcerias entre colegas de diferentes Unidades do Campus, algo esperado pelo InovaUSP/SC, a integração de competências complementares.

Caso tenhamos sucesso com essa primeira etapa, poderemos discutir, posteriormente, acordos com a IBM para utilizar seus Computadores Quânticos de forma mais intensa, mas a custos expressivos. Porém, entendemos que não podemos abrir mão dessa trajetória.

Participem!

Por IFSC