Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 em São Paulo, o Instituto Mário de Andrade (IMA) e o Projeto Contribuinte da Cultura propõem um programa de atividades artísticas e formativas denominado A Semana de 100 Anos, constituído por 22 eventos previstos para o período de junho a dezembro deste ano.
A programação de A Semana de 100 Anos inclui eventos presenciais e digitais e teve início no dia 23 de junho, através da parceria Sesc São Carlos, com o lançamento do livro “Mário de Andrade, epicentro” e bate-papo presencial com seu autor, o sociólogo Maurício Trindade da Silva e Pedro Varoni, pesquisador e professor do Curso de Letras da UFSCar.
A partir dessa data os novos eventos de A Semana de 100 Anos serão divulgados através das mídias do IMA, dos parceiros realizadores e pela agenda oficial do Estado de São Paulo, a Agenda Tarsila: https://agendatarsila.com.br/
A programação proposta inclui exposições, exibições audiovisuais, apresentações artísticas e encontros formativos em diversos locais da cidade, como teatros, espaços públicos, escolas públicas, entre outros. As atividades são pensadas para públicos de perfis variados. Inclui atividades que contemplam todas as idades e parte da programação é construída com a participação de alunos de escolas públicas. Todas as atividades são livres e gratuitas.
Chef Mara Salles vem a São Carlos para participar de A Semana de 100 Anos, no evento “Modernismo, Culinária e Identidade Nacional”.
O programa A Semana de 100 Anos, do Instituto Mário de Andrade, realizará no próximo dia 12 de julho, às 19h, a primeira das três atividades que compõem o evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional, a Roda de Conversa “Os Sabores e Saberes da Floresta”, com a presença da Chef Mara Salles, referência nacional em cozinha brasileira, chefe e proprietária do Restaurante Tordesilhas, em São Paulo e membro do grupo internacional Cumari: From Rainforest to Table e também pela Chef Michele Bunemer, formada em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, professora do Senac São Carlos e consultora em gastronomia em diversos restaurantes e empresas do Brasil e pelo Chef Ricardo Lobo formado em gastronomia e hotelaria pelo Senac Águas de São Pedro, chefe e pesquisador da culinária brasileira em São Carlos.
Tendo em vista os objetivos formativos da programação e de o intuito de promover o intercâmbio de ideias, representantes de diferentes seguimentos participarão presencialmente do evento, entre eles representantes das entidades realizadoras; alunos dos Cursos de Gastronomia do SENAC São Carlos e representantes do Centro de Cultura Indígena da UFSCAR (CCI) acompanhados da Coordenadora de Cultura da ProEx UFSCar, a Dr.ª Carla Regina Silva. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é, atualmente, uma das Universidades brasileiras com alunos da maior diversidade de povos indígenas e que marcam importante presença nesse evento especialmente pela propriedade com que falam sobre temas ligados tanto à culinária brasileira quanto à Floresta Amazônica. Integrantes do CCI fazem parte do projeto “Culinartes: cultura e resiliência”, livro de receitas que representam memórias afetivas de alunos estrangeiros e indígenas da UFSCar.
Um evento híbrido
Este será um evento híbrido onde o encontro presencial dos três chefs e convidados, realizado nas dependências de um espaço reservado do Restaurante Nanmi, será gravado e transmitido ao vivo para o público em geral por meio do canal do Projeto Contribuinte da Cultura: youtube.com/
Em agosto mais duas atividades fecham o evento “Modernismo, culinária e identidade Nacional”: a roda de conversa “Na mesa com os Andrades” e o lançamento do livro A Arte de Devorar o Mundo.
O programa A Semana de 100 Anos apresenta, no dia 16 de agosto, duas atividades que fecham o evento “Modernismo, Culinária e Identidade Nacional”.
No dia 16 de agosto, às 19h, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) em São Carlos, ocorrerá uma nova Roda de Conversa denominada “Na mesa com os Andrades”, encontro que contará com a presença do historiador, escritor, e artista visual Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade e de Patrícia Galvão, a Pagú; de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho e responsável pelos direitos autorais da obra de Mário de Andrade, de Viviane Aguiar, doutoranda em História social pela USP São Paulo e membro do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação e Paula de Oliveira Feliciano, mestra em Cultura e Identidades Brasileiras, pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, com dissertação intitulada “Modernistas à Mesa”: coleção de cardápios de Mario de Andrade (1915-1940).
No mesmo dia e local acontece o lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. de Andrade.
O evento Modernismo, Culinária e Identidade Nacional tem curadoria geral de Ruy Sardinha Lopes, professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Restaurante Nanmi e realização do Instituto Mário de Andrade e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, da Prefeitura Municipal de São Carlos e faz parte de um ciclo de atividades que propõe mostrar a importância da culinária como ingrediente fundamental da cultura, segundo o pensamento modernista expressado através de diferentes ângulos por Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Fátima Camargo, presidente do IMA, explica que “A Semana de 100 Anos” traz conteúdos diretamente relacionados a aquele momento da realização da Semana de 22, no Teatro Municipal de São Paulo e outros relativos a transformações inspiradas ao longo do tempo no Movimento Modernista, quanto à apreciação estética, ao comportamento e à visão de mundo. Fazem parte do conteúdo dessa programação, temas e nomes, em certos casos, separados por grandes distâncias de tempo e de espaço, alguns mais brilhantes e outros menos conhecidos, mas igualmente potentes e afinados com a estética e com o pensamento modernista, tão aclamados e tão vaiados na Semana de 22.
Com atividades livres e gratuitas, a programação dos eventos de A Semana de 100 anos foi pensada para todos os públicos e conta com uma Curadoria Coletiva. “A curadoria coletiva é composta por especialistas de diferentes áreas, que atuam como consultores, curadores, como parceiros, cada um trazendo seu conhecimento, suas opiniões e ideias para fundamentar e construir essa programação”, explica Fátima Camargo.
SERVIÇO
12 de julho (terça-feira) às 19h – Roda de conversa: “Os Sabores e Saberes da Floresta”
Evento on line – TRANSMISSÃO AO VIVO pelo link youtube.com/
Chefs convidados(as): Mara Salles, Michele Bunemer e Ricardo Lobo
Curadoria: Ruy Sardinha Lopes, Prof. Dr. do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)
Realização: Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos; Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão da USP Campus São Carlos. Apoio: Prefeitura Municipal de São Carlos e Restaurante Nanmi. Contato e informações: (16) 997049887
Saiba mais: asemanadecemanos.
Com informações do Centro Cultural da USP São Carlos (PUSP-SC)