Seminário do PROFCIAMB promove troca de experiências entre universidades públicas para o ensino das Ciências Ambientais

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, no começo deste mês, o 5º Seminário de Integração Nacional do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB).  A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da ANA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Veja abaixo.

O objetivo do seminário foi fomentar a troca de experiências e de informações dos professores e alunos das nove universidades públicas que integram a Rede PROFCIAMB, assim como outros pesquisadores da área.

A abertura do evento contou com a presença da diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, do superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves, e da coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e do Setor de Saneamento da ANA, Renata Maranhão.

Também participaram o coordenador de Programas e Cursos em Formação em EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Rezende; a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora da área de Ciências Ambientais da CAPES, Jarcilene Almeida; o professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da Rede PROFCIAMB, Tadeu Fabricio Malheiros; a professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e vice-coordenadora da Rede PROFCIAMB, Kátia Cavalcanti; e a aluna Vânia Aparecida Silva representando os alunos o PROFCIAMB.

Para a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, é muito importante ter universidades de todas as regiões do País no Programa. “É significativo porque cada uma das regiões enfrenta dificuldades diferentes, quando a gente olha para o tamanho do Brasil, que é um país continental, com realidades diferentes, em que cada uma delas precisa ter uma abordagem, com propostas de soluções específicas”, afirmou Rios.

O superintendente Humberto Gonçalves, considera extremamente importante poder conversar e discutir com os professores e alunos que estão desenvolvendo soluções educacionais para professores da educação básica na temática da água. “A [equipe de] Capacitação da ANA já vem há algum tempo trabalhando fortemente na capacitação no nosso SINGREH [Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos]. E, em 2016, começamos a pensar na capacitação de professores da área de ciências com algum foco em água, para servirem de multiplicadores e principalmente criar soluções educacionais importantes para concretizar a ideia da água como elemento importante da vida”, relatou Gonçalves.

Renata Maranhão, coordenadora da área de capacitação da ANA, destacou a importância de reforçar a perspectiva de rede, destacando o trabalho dos coordenadores e professores que dedicam o seu tempo e sua atuação para olhar para o tema da água. “Junto disso têm todos os alunos do Programa, que vão para a sua sala de aula ou para o seu espaço não formal tratar da gestão de recursos hídricos de forma conectada a todas as outras políticas da área ambiental. Esse é o diferencial do Programa”, afirmou Renata.

O coordenador de Programas e Cursos em Formação em EaD da CAPES, Carlos Rezende, destacou que o PROFCIAMB é considerado um programa de excelência. “A parceria com a ANA é muito exitosa, especialmente pelos indicadores que temos acompanhado dentro a educação básica”, afirmou. Para a coordenadora da área de Ciências Ambientais da CAPES, Jarcilene Almeida, a formação dos professores, que são os responsáveis pela multiplicação do conhecimento, colabora para que as novas gerações possam ter consciência de um uso adequado para esse recurso [água].

Já o professor Tadeu Fabricio Malheiros (EESC-USP) destacou que o PROFCIAMB rompe os muros acadêmicos e permite avançar e contribuir principalmente com as gerações futuras. “O PROFCIAMB nos dá um laboratório vivo de desenvolvimento de produtos educacionais que vão mudar as realidades”, completou. Durante sua fala, o professor também fez o lançamento da Coleção PROFCIAMB, material desenvolvido pela equipe de ex-alunos e pesquisadores da Rede para ser utilizado por docentes da rede básica de ensino como guias educacionais para o Ensino de Ciências Ambientais na temática Água.

Para a professora da UFAM Kátia Cavalcanti, a Rede demonstra o compartilhamento de saberes. “O Programa vem contribuindo para que a gente mostre um Brasil que discute o ensino das Ciências Ambientais em cada lugarzinho desse seu imenso território”, destacou Kátia.

A aluna do PROFCIAMB Vania Aparecida Silva disse que “participar do evento permite trocas de conhecimentos, apresentar os produtos educacionais e essa experiência vai nos fortalecer visando à melhoria da qualidade de ensino”.

Abertura do Simpósio – Foto: ANA

Abertura do Simpósio – Foto: ANA

O PROFCIAMB

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em 2015, o PROFCIAMB deu início a suas atividades no ano seguinte tendo como foco a formação de 250 educadores e professores da rede de ensino básico em todo o País na temática da água. O Programa já formou 341 mestres e a expectativa é que sejam diplomados mais de 500 professores como mestres.

Nesta iniciativa a ANA investiu mais de R$ 3 milhões, o que inclui ainda a oferta de quase 3 mil vagas em curso de extensão com tutoria e a produção de material didático/curso para serem disponibilizados no Portal de Capacitação da ANA. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos.

Participam da Rede PROFCIAMB nove universidades públicas, abrangendo todas as regiões brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), que coordena a rede nacional; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Brasília (UnB).

Assessoria de Comunicação Institucional da EESC-USP
com informações da ANA 

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