Dia 25 de abril, no IQSC
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) convida a comunidade acadêmica e o público interessado a participar do seminário on-line “Uso de green technologies para melhorar a funcionalidade e processabilidade de materiais à base de amido”, que será ministrado por Renan Nascimento Araújo no dia 25 de abril.

Imagem: Renan Nascimento Araújo/IQSC
Segundo o palestrante, o amido é uma matéria-prima versatil, com aplicações em diversos setores industriais – como os de biomateriais, produtos farmacêuticos, construção civil, alimentos, papel e celulose, entre outros. No entanto, na sua forma nativa, o amido apresenta limitações devido a características como alta afinidade por água, baixa resistência mecânica e elevado intumescimento, o que restringe seu uso em aplicações mais exigentes. Para contornar essas limitações, modificações químicas são frequentemente aplicadas ao amido. Embora eficazes, essas modificações podem causar impactos ambientais negativos e representar riscos à saúde. Nesse contexto, o seminário abordará tecnologias ambientalmente corretas baseadas nos princípios da química verde – as chamadas green technologies – como caminhos promissores para a modificação do amido de forma segura e ecologicamente responsável.
Durante a apresentação, serão exploradas cinco tecnologias inovadoras:
– Dry Heating Treatment (DHT) – Tratamento Térmico a Seco
– Moisture Heating Treatment (MHT) – Tratamento Térmico Úmido
– Ozonation (OZ) – Ozonização
– Pulse Electric Field (PEF) – Campo Elétrico Pulsado
– Cold Plasma (CP) – Plasma Frio
“A aplicação dessas tecnologias permite alterar as propriedades estruturais, funcionais e físico-químicas do amido de forma segura, otimizando sua funcionalidade e processabilidade. Isso contribui para o desenvolvimento de materiais inovadores e ingredientes clean label, com potencial de uso em alimentos, embalagens biodegradáveis e produtos farmacêuticos”, acrescenta o palestrante.
Renan Nascimento Araújo é graduado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena da USP e desenvolve seu doutorado direto sob orientação da professora Dra. Bianca Chieregato Maniglia, do Grupo de Biopolímeros e Fotoquímica, do IQSC-USP. Sua linha de pesquisa tem como foco a área de biomateriais com destaque a modificação de amidos por tecnologias verdes para elaboração via impressão 3D de scaffolds ósseos ativados pela presença de nanopartículas de hidroxiapatita substituídas por cátions de estrôncio.
Agende:
25/04/2025 (sexta-feira) – 14 horas
Transmissão: pela plataforma Google Meet
Inscrições: no site do IQSC
Evento gratuito com emissão de certificados para os participantes.
por Sandra Zambon com informações de Renan Araújo