Trabalhos da EESC são premiados com menções honrosas no 32º SIICUSP

Seis trabalhos acadêmicos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) foram premiados com menções honrosas durante a realização da 32ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP. O evento, anual, tem como objetivo divulgar os resultados das pesquisas de iniciação científica e tecnológica realizadas por alunos de graduação de instituições nacionais e internacionais, além de contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica e oportunidades de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas.

Ao todo, a EESC foi representada por 18 trabalhos. Agora, alguns dos premiados com menção honrosa poderão ser selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa para representarem a USP em outros eventos ou premiações, inclusive internacionais.

“A nossa Escola valoriza enormemente a formação em pesquisa e inovação de seus alunos de graduação. As premiações alcançadas resultam de um esforço conjunto das áreas de pesquisa e inovação, ensino na graduação e na pós-graduação e extensão, que buscam oferecer uma formação de excelência aos alunos de graduação. O resultado deste evento é expressivo e retrata a qualidade das pesquisas da EESC”, destaca Edson Denner Leonel, professor titular e presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da EESC.

Os seguintes trabalhos da EESC foram premiados com menção honrosa:

• Oximeter monitoring for the prevention of sudden and unexpected death in epilepsy, de Luana Hartmann Franco da Cruz;

• The ecotoxicological approach in evaluating the impacts of the Fundão Dam collapse in the Doce River basin: a systematic review, de Valentina Vasconcellos dos Santos.

• Study and integration of IOT sensors in a didatic plant for process control using enabling Technologies of industry 4.0, de Thiago Adelino Martins da Silva;

• Development and implementation of continuous trajectories for 3D printing, with varied filling of the width of the cordsextruded, de Ricardo Henrique Dias;

• Evaluation of the influence of the metallic fiber incorporation in concrete in the ultrasonic pulse velocity test through numerical simulations, de Cláudia Aline de Souza Martins e;

• Performance evaluation of thermoactive foundations in unsaturated soil with intermitent use, de Luis Eduardo de Souza Cintra.

A aluna Luana Hartmann Franco da Cruz

A aluna Valentina Vasconcellos dos Santos

O aluno Thiago Adelino Martins da Silva

O aluno Ricardo Henrique Dias

A aluna Cláudia Aline de Souza Martins

O aluno Luís Eduardo de Souza Cintra

Estes trabalhos premiados com menção honrosa são nas áreas de construção civil, da saúde e medicina, tecnologia, indústria e meio ambiente, reforçando a polivalência e qualidade de informação e formação acadêmica nas engenharias da EESC.

Para Leonel, a relevância desse tipo de reconhecimento serve tanto para os autores das pesquisas quanto para a universidade. “O reconhecimento da qualidade e impacto de suas pesquisas por seus pares é de fato relevante para os pesquisadores. Principalmente para aqueles em início de carreira. Estas premiações certamente abrirão portas no futuro, seja na academia ou na indústria, permitindo que estes jovens e promissores profissionais assumam posições de destaque e contribuam para o desenvolvimento responsável de nossa sociedade. Já para a nossa Escola, o sucesso de seus alunos e egressos, como estas premiações, comprova que as atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão vêm sendo adequadamente desenvolvidas. Além disso, tais resultados proporcionam o aprimoramento de ações na unidade, visando o aumento da eficiência nas atividades fins.”

A importância da ciência na engenharia

A celebração pelo reconhecimento de trabalhos científicos e acadêmicos dos alunos da EESC está diretamente ligada à importância que a ciência desempenha nas engenharias.

“O produto principal de um trabalho científico é o próprio pesquisador. Assim, formar profissionais que possuam a capacidade de excelência na análise técnica e crítica dos problemas enfrentados pela sociedade atual é de extrema importância. Serão esses profissionais que proporão, com resultados baseados em métodos científicos, políticas públicas mais eficientes, produtos e serviços inovadores”, afirma Leonel.

Mais além, ressalta o docente, “esses profissionais ocuparão posições de liderança em empresas de base tecnológica ou não, o que impacta significativamente a economia nacional se suas ações forem bem conduzidas.”

“Vivemos sob a economia do conhecimento, na qual os bens intangíveis como o conhecimento científico possuem enorme importância. O conhecimento que desencadeia a inovação com a geração de produtos, serviços e empresas, como startups e spin-offs, tem grande impacto econômico. Exemplo disso são países como Coréia do Sul e China, que apostaram na economia do conhecimento do passado e hoje colhem frutos de prosperidade”, lembra o professor da EESC.

É por essa razão que a Escola de Engenharia de São Carlos mantém grande foco em sua produção acadêmica. Atualmente, a EESC conta com aproximadamente 160 alunos no programa de iniciação científica. Neste programa, os alunos desenvolvem pesquisas que colaboram com sua formação acadêmica, além de receberem uma bolsa mensal para o desenvolvimento da atividade. Com esse programa, a EESC capta para São Carlos mais R$ 1.300.000,00 por ano, o que é uma contribuição para a economia da cidade.

VEJA TAMBÉM ...