Neste mês de junho, o Cine Observatório excepcionalmente exibirá dois filmes
A nossa odisseia no espaço não acabou em 2001. Muitas questões permaneceram: O que aconteceu com o astronauta David Bowman? Por que HAL 9000 fez o que fez? E o que é, afinal, o enigmático monólito? Para responder essas perguntas, neste domingo, dia 23 de junho, às 17h, o Cine Observatório exibirá “2010: O Ano em que Faremos Contato”, a continuação do épico de Stanley Kubrick. Esta será a última exibição do filme.
Sinopse do filme: Em 2010, nove anos depois da saga a Júpiter narrada no primeiro filme, o mundo já não é mais o mesmo. No universo retratado no filme, no qual em 2010 ainda coexistem EUA e URSS, a frágil paz que existe entre as duas superpotências parece prestes a se desfazer, e o mundo todo está na expectativa de uma guerra nuclear iminente. No entanto, cientistas e astronautas dos dois países partem, com relutância, em uma missão para investigar o que, afinal, aconteceu com a missão Discovery, o destino de David Bowman, e por que o computador HAL 9000 falhou. O que eles acabam descobrindo, no entanto, é mais um passo no caminho que os monólitos traçaram para a humanidade.
Duração: 116 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.
Ao final da exibição, os monitores do Cine Observatório, Felipe Hencklain e Estevão da Silva farão uma discussão com o público sobre o filme. A discussão sobre 2010 foi especialmente elaborada, incluindo a leitura do livro “2001” de Arthur C. Clarke, do qual o filme é sequência.
Sobre o Cine Observatório: É um programa do Observatório Dietrich Schiel, iniciado em 2011, que faz exibições de filmes, animações e documentários com temática espacial. São complementadas com uma atividade didática relacionada aos conteúdos astronômicos mencionados no filme, procurando gerar discussão e reflexão sobre diversos temas científicos e culturais. O filme programado permanece em cartaz até o penúltimo domingo de cada mês.
Recomendações e avisos para a participação na atividade:
1) a exibição acontecerá antes do horário de observação do céu, que começa às 20h; os participantes da atividade precisarão aguardar a abertura do prédio às 20h, caso queiram participar da observação do céu;
2) o número máximo de participantes para esse evento é de 40 pessoas; a depender do número de interessados, poderão ser distribuídas senhas para a palestra, entregues por ordem de chegada;
3) atente para a classificação indicativa do filme;
4) a palestra e demais atividades do Observatório aos finais de semana não são dirigidos a grupos escolares e afins. Esse tipo de visita acontece ao longo da semana, às terças, quartas e quintas-feiras. Entre em contato para mais informações;
5) a atividade é gratuita.
O que: Cine Observatório – exibição do filme “2010: o Ano em que Faremos Contato”, seguida de bate-papo
Quando: no domingo, 23 de junho, às 17h
Onde: Anfiteatro do Observatório, localizado na Área 1 da USP de São Carlos. Acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
Crédito da imagem: IMDB, modificada por Felipe Hencklain.
Para acompanhar as notícias e novidades siga o CDCC-USP nas redes sociais!
Facebook: www.facebook.com/cdcc.usp
Instagram: www.instagram.com/cdcc.usp