Universitários podem se inscrever em projeto de software para foguetes experimentais de alta potência

Grupo trabalha com desenvolvimento de software para simulação de trajetória de foguetes experimentais e tem inscrições abertas até 1º de dezembro

Duas pessoas fazendo uma apresentação para estudantes num palco

Integrantes do RocketPy em apresentação – Foto: Divulgação RocketPy Poli USP

RocketPy Team, grupo de extensão da Escola Politécnica (Poli) da USP dedicado à simulação da trajetória de foguetes experimentais de alta potência, tem inscrições abertas até o dia 1º de dezembro para universitários desde a graduação ao doutorado, da comunidade USP ou comunidade externa. Não é necessário nenhum conhecimento prévio: no próprio projeto será oferecido treinamento e formação. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário eletrônico neste link.

São quatro áreas de atuação: Library Development (desenvolvimento das linhas de código), Front-End (desenvolve a interface gráfica do software), Public Relations & Outreach (marketing) e General Management (administração geral formada por recursos humanos e o setor financeiro). Entre os dias 18 de novembro e 6 de dezembro ocorre a etapa de entregáveis, que consiste em partes concluídas, testadas e prontas para uso, validação ou integração. Do dia 25 de novembro ao dia 11 de dezembro, serão realizadas entrevistas dos candidatos com a equipe do time. Por fim, no dia 14 de dezembro, será divulgado o resultado final do processo seletivo.

O projeto do RocketPy Team inclui um software utilizado pela Agência Espacial Portuguesa na European Rocketry Challenge, maior competição de foguetemodelismo da Europa. Para explicar o projeto, haverá uma palestra no dia 18 de novembro, das 17h30 às 19 horas, no Espaço Cosmos, no prédio do Inova USP, localizado no campus do Butantã da USP. Os integrantes do Projeto Júpiter vão apresentar o que é o software RocketPy, o que é o RocketPy Team e o processo seletivo para o setor da equipe responsável por esse desenvolvimento em si. A palestra é aberta a todos e é necessária a inscrição via formulário. A inscrição deve ser feita neste link.

Projeto open source

O software utiliza Python como a linguagem de programação e também técnicas de Monte Carlo – tipo de algoritmo computacional que usa amostragem aleatória repetida para obter a probabilidade de ocorrência de uma série de resultados – para a análise de uma fase dos lançamentos. Além disso, a plataforma se integra com ferramentas como Google Earth e base de dados de agências de meteorologia, como a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e o European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF).

O seu uso foi validado de forma experimental em artigo publicado no Journal of Aerospace Engineering e atualmente apresenta erros menores que 0.4% em relação à performance real de voo. Por conta disso, hoje o software é utilizado por estudantes, pesquisadores e entusiastas em todo o mundo.

O projeto é open source, isto é, de código aberto a alterações e modificações para todos, com repositório de dados na plataforma GitHub.  “Por ser open source, nós contamos com a contribuição de toda uma comunidade global de usuários e desenvolvedores”, conta Samuel Santos, responsável pelo marketing do RocketPy. O projeto do grupo hoje tem mais de 600 estrelas (ação da plataforma que quantifica o número de pessoas que favoritaram um determinado projeto) e 4.500 commits (índice que aponta a quantidade de sugestões ou acréscimos no código original).

Além da constante manutenção do software, o grupo também participa de congressos e realiza a publicação de artigos científicos. O RocketPy Team participou da SciPy 2022 e esteve no Python Brasil 2024. Em 2024, também ministrou workshops para alunas em processo de formação no ensino médio britânico, em parceria com a Girl’s Day School Trust (GDST), e participou de mesas-redondas com especialistas da NASA para discussão de temas relacionados ao uso de dados meteorológicos no software.

O RocketPy Team conta atualmente com o apoio dos Amigos da Poli e surgiu a partir do Projeto Júpiter, um outro grupo de extensão da Poli-USP, dedicado à pesquisa e desenvolvimento de foguetes de sondagem (foguetemodelismo).

Para mais informações, acompanhe a página de Instagram do RocketPy Team e do Projeto Júpiter. Acesse também o repositório do grupo em seu site no GitHub.

Palestra RocketPy Team
Data: 18/11
Horário: 17h30 às 19 horas
Local: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, Butantã, São Paulo (Espaço Cosmos – Inova USP)
Inscrição: Gratuita, para todos e via formulário.

Cronograma do processo seletivo 

Inscrições: 11/11 a 1º/12
Entregáveis: 18/11 a 6/12
Entrevistas: 25/11 a 11/12
Resultado final: 14/12

 

Por Carolina Borin – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...