Urbanicidades exibe Marte Um (2022) nesta terça-feira no IAU

O Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo convida a todos para a segunda sessão da 11ª edição do Urbanicidades.

 

Nesta terça-feira, 29/08, às 18:30 horas, será exibido, na segunda sessão do Urbanicidades, o longa Marte Um (2022). O filme ganhador de oito troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2023 retrata a história de uma família negra de classe média baixa que vive nas margens de Contagem, Minas Gerais. Após a eleição de um novo presidente de extrema-direita no país, a família Martins busca seguir com seus sonhos apesar de sentir a tensão de sua nova realidade, que representa o contrário de tudo que eles são.

Para o debate foram chamados como convidados Lúcia Leite, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Marcel Fantin, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).

Em sua décima primeira edição, o Urbanicidades “Mundos Humanos, Mundos Urbanos”, aborda discussões sobre a cidade, seu espaço urbano e suas relações sociais e espaciais, colocando em perspectiva seu processo de construção física e cultural, até suas implicações atuais: o debate sobre o Antropoceno e suas consequências. Diante da urgência do debate, o novo ciclo do Urbanicidades busca contribuir com reflexões críticas a partir de filmes que perpassam a temática do Antropoceno, sobretudo aquelas que abordam as relações entre os seres humanos, a natureza, o tempo e o avanço das tecnologias, para que possamos construir novas perspectivas e olhares sobre o futuro e para a humanidade. Na primeira sessão, exibimos Koyaanisqatsi (1982), o debate foi bastante instigante e contamos com a presença do prof. Paulo Castral (IAU) e da profa. Eliana Kuster (IFES).

Serão oferecidos certificados de participação àqueles presentes em ao menos duas das três sessões do ciclo.

Esperamos vocês no Auditório do IAU-USP.

Convite feito pela Equipe do LEAUC.

HOME | leauc-iauusp

VEJA TAMBÉM ...