USP é a 92ª melhor universidade do mundo no QS World University Ranking

Pelo segundo ano consecutivo, a USP é classificada entre as 100 melhores universidades do mundo e é a instituição brasileira melhor posicionada

Ilustração: QS World University Rankings

Na 92ª posição, a USP é a melhor universidade brasileira, de acordo com o QS World University Ranking, um dos principais rankings universitários do mundo, divulgado no dia 4 de junho. Elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), o ranking avaliou mais de 6 mil universidades, classificando as 1.500 melhores instituições.

Carlos Gilberto Carlotti - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Carlos Gilberto Carlotti – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Pelo segundo ano consecutivo, a USP ficou no grupo das 100 melhores do mundo, o que mostra a excelência da nossa Universidade. É natural que, ano a ano, a posição das universidades no ranking varie um pouco, o importante é estar sempre no grupo das principais instituições do mundo”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

No topo da lista está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) – que lidera o ranking pelo décimo terceiro ano consecutivo –, seguido do Imperial College London (2º); da Universidade de Oxford (3º) e da Universidade de Harvard (4º).

POSIÇÃO UNIVERSIDADE PAÍS
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Estados Unidos
Imperial College London Reino Unido
Universidade de Oxford Reino Unido
Universidade Harvard Estados Unidos
Universidade de Cambridge Reino Unido
Universidade Stanford Estados Unidos
Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH Zurich) Suíça
Universidade Nacional de Singapura Singapura
Universidade College London Reino Unidos
10º Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) Estados Unidos
92º Universidade de São Paulo (USP) Brasil
232º Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
304º Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil

O Brasil é o país latino-americano com mais instituições classificadas no ranking, 35 ao todo. Depois da USP, a melhor posicionada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 232ª colocação, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 304ª.

Para o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, “as universidades brasileiras estão progredindo neste ranking, lideradas pela prestigiosa Universidade de São Paulo, e há todas as oportunidades para que o ensino superior brasileiro continue a crescer com investimentos direcionados e estratégias eficazes. A maneira mais clara de elevar suas universidades é aprimorar sua pesquisa, a qual enfrenta os mesmos desafios na América Latina em geral – financiamento insuficiente, especialização limitada e falta de diversidade de pessoal, entre outros. Parcerias estratégicas de pesquisa produtivas, como a que foi firmada recentemente entre a USP e a recém-coroada melhor universidade do Reino Unido, o Imperial College London, podem impulsionar o tipo de pesquisa de ponta que apoiará seu progresso futuro”.

Indicadores

Publicado desde 2004 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo todo.

As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa.

Em cinco desses indicadores o desempenho da USP se destaca: no quesito Empregabilidade (27ª posição), em Reputação acadêmica (40ª), em Rede internacional de pesquisa (60ª), em Sustentabilidade (67ª) e em Reputação entre empregadores (87ª).

INDICADOR CLASSIFICAÇÃO
Reputação acadêmica 40º
Reputação entre empregadores 87º
Proporção de professor para estudante 646º
Citações científicas 456º
Número de estudantes estrangeiros 701+
Corpo docente internacional 701+
Sustentabilidade 67º
Empregabilidade 27º
Rede internacional de pesquisa 60º

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

QS Subject

Além da classificação geral, a USP também sobressai nos rankings específicos da instituição. No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 10 de abril, a USP teve 44 de seus cursos classificados entre os 100 melhores do mundo na área específica, sendo que 16 foram classificados entre os 50 melhores.

Os cursos que se destacaram nesse ranking foram: Odontologia (13ª posição); Antropologia (23ª); Engenharia de Petróleo (24ª); Agricultura e Silvicultura (32ª); Engenharia de Minas (34ª); Enfermagem (34ª); Engenharia Civil e de Estruturas (38ª); Arquitetura (39ª); Política Social e Administração (42ª); Sociologia (43ª); Arqueologia (44ª); Esportes (44ª); Farmácia e Farmacologia (44ª); Ciências Ambientais (44ª); Direito (45ª); e Línguas Modernas (46ª).

Texto: Erika Yamamoto – Jornal da USP