USP é a melhor latino-americana em rankings da Rússia e da Turquia

A Universidade ficou na 111ª colocação no RUR, da Rússia, e na 33ª posição no Urap, da Turquia

Arte: Jornal da USP

Na 111ª posição, a USP é a universidade latino-americana mais bem colocada segundo o Round University Ranking, publicado hoje, dia 29 de abril, pela agência russa RUR Rankings.

As melhores colocações ficaram com a Universidade de Harvard, na 1ª posição; o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em 2º lugar; e o Imperial College de Londres, em 3º. A segunda brasileira mais bem classificada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 167ª posição.

Na edição deste ano, o ranking avaliou 829 instituições de ensino superior de acordo com 20 indicadores de desempenho, agrupados em quatro categorias: ensino, pesquisa, internacionalização e sustentabilidade financeira. Considerando apenas os indicadores de ensino, a USP fica na 66ª posição; em pesquisa fica na 215ª posição; em internacionalização, na 420ª; e em sustentabilidade financeira, na 178ª posição.

RUR – World University Ranking

Posição Universidade País
Universidade de Harvard EUA
Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) EUA
Universidade College London Reino Unido
Universidade de Standford EUA
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) EUA
Universidade de Oxford Reino Unido
Universidade de Cambridge Reino Unido
Universidade de Chicago EUA
Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich) Suíça
10º Universidade College de Londres Reino Unido
111º USP Brasil
167º Unicamp Brasil
253º Unesp Brasil

Urap World Ranking

Em outro ranking divulgado em dezembro, o Urap World Ranking, a USP ficou na 33ª posição, entre as 2.500 instituições avaliadas. Em 2018, a Universidade ocupou a 36ª posição. Elaborado desde 2010 pela University Ranking by Academic Performance (Urap) – organização não governamental formada por pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio, na Turquia – o ranking avalia as instituições de acordo com seis indicadores de desempenho: artigos publicados, citações, produtividade, impacto dos artigos, impacto das citações e colaboração internacional. A Unicamp foi a segunda brasileira mais bem colocada, na 250º posição, e a Unesp foi a terceira, em 253º. Lideram o ranking a Universidade de Harvard, seguida da Universidade de Toronto e da Universidade College de Londres.

University Ranking by Academic Performance (Urap)

Posição Universidade País
Universidade de Harvard EUA