Iniciativa 100% online promovida pelo ICMC e C4AI-USP capacita pesquisadores no uso de infraestruturas de alto desempenho, como o cluster Arandu; são oferecidas 75 vagas

Gratuito e totalmente online, o curso será realizado de 10 a 19 de novembro, com aulas ao vivo (Crédito da Imagem: Envato)
Pesquisadores, estudantes e profissionais que trabalham com inteligência artificial (IA), simulações científicas ou análise de grandes volumes de dados e desejam aprender a utilizar supercomputadores para executar tarefas complexas têm uma nova oportunidade de capacitação na USP. Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Infraestrutura Computacional para IA e Usabilidade de Containers: Introdução às iniciativas de Clusters HPC, promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com o Centro de Inteligência Artificial (C4AI-USP).
Gratuito e totalmente online, o curso será realizado de 10 a 19 de novembro, com aulas ao vivo pelo Google Meet. Para participar, é preciso ter conhecimento prévio em linguagens de programação como C, C++ e Python, além de familiaridade com o sistema operacional Linux e uso de containers Docker. Também é desejável a noção de desenvolvimento de programas em plataforma CUDA. Durante a inscrição, é necessário encaminhar o link do Currículo Lattes, indicando a experiência prévia com os temas abordados. São oferecidas 75 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até dia 31 de outubro pelo Sistema Apolo neste link: https://abre.ai/nT41.
Em termos práticos, o curso vai ensinar pesquisadores a usar supercomputadores e clusters de alto desempenho, que são conjuntos de várias máquinas conectadas para trabalharem juntas como se fossem uma só, com a finalidade de executar programas de IA e simulações científicas complexas demais para um computador pessoal comum. “A principal motivação para oferecer este curso é disseminar o conhecimento sobre as infraestruturas computacionais de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial que a USP vem desenvolvendo nos últimos anos”, explica o coordenador do curso, professor Júlio Cezar Estrella, do ICMC.
Ele ainda destaca que diversos grupos de pesquisa da Universidade já contam com recursos de ponta, como clusters de GPUs, ambientes de virtualização e soluções de processamento distribuído. Essas iniciativas incluem o cluster Arandu e os projetos ligados ao C4AI-USP. “Entretanto, o uso eficiente desses recursos exige conhecimento técnico específico, envolvendo desde o gerenciamento de containers e o agendamento de tarefas com Slurm até boas práticas para execução remota de experimentos científicos”, acrescenta Estrella.
O curso é voltado a profissionais de computação, pós-graduandos e pesquisadores que desejam explorar o máximo potencial das grandes estruturas computacionais para resolver problemas complexos. “A ideia é atender quem precisa resolver problemas que envolvem muitos dados e múltiplas fontes de informação, utilizando o poder computacional de clusters e GPUs”, pontua Estrella.
Cluster Arandu e novas infraestruturas – Durante o curso, os participantes terão acesso a atividades práticas realizadas remotamente na infraestrutura do cluster do C4AI. O conteúdo também apresentará outras iniciativas em desenvolvimento, incluindo um novo cluster.
Segundo o coordenador do curso, o cluster Arandu representa uma importante infraestrutura de IA associada a HPC da USP, criada para oferecer suporte a experimentos e aplicações intensivas em dados e processamento gráfico, especialmente em inteligência artificial e aprendizado de máquina: “Sua importância reside no fato de permitir que pesquisadores executem modelos complexos e treinamentos de redes neurais em larga escala, mas dentro de um ambiente acadêmico controlado e colaborativo.”

Para participar do curso, é preciso ter conhecimento prévio em linguagens de programação, além de familiaridade com o sistema operacional Linux (Crédito da Imagem: Envato)
Com carga horária total de 16 horas, o curso está organizado em quatro módulos:
- Infraestrutura computacional para IA e HPC (4 horas) – Panorama das iniciativas da USP, aplicações em IA e parcerias multidisciplinares;
- Infraestrutura do cluster Arandu (4 horas) – Serviços distribuídos, autenticação, redes, Docker, Slurm e acesso remoto;
- Acesso e uso do cluster (4 horas) – Criação e execução de containers, gerenciamento de jobs e exemplos práticos;
- Casos de uso e práticas guiadas (4 horas) – Execução de códigos reais e avaliação por meio de atividades aplicadas.
As aulas serão ministradas ao vivo de maneira remota e incluirão atividades práticas diretamente na infraestrutura do cluster, permitindo aos participantes vivenciar o uso de tecnologias reais aplicadas em pesquisas da USP.
Além da coordenação de Estrela, a iniciativa conta com a vice-coordenação do professor Alexandre Delbem (Coordenador de infraestrutura computacional do C4AI), também do ICMC. O time de ministrantes inclui membros do grupo de infraestrutura computacional do C4AI, , vinculados a diferentes unidades da USP:
- Fernando Elias Corrêa (IEA-USP / C4AI);
- Marlon Sproesser Mathias (Poli-USP);
- Celso Lopes (MBA Data Science – USP);
- Renato Freire (USP);
- Leonardo José Martinussi (ICMC-USP).
Texto: Matheus Martins Fontes, da Fontes Comunicação Científica
Curso de Extensão USP — Infraestrutura Computacional para IA e Usabilidade de Containers – Introdução às iniciativas de Clusters HPC
Quando: 10 a 19 de novembro
Modalidade: Online (via Google Meet)
Vagas: 75
Inscrições até 31 de outubro: https://abre.ai/nT41
Confira o conteúdo completo do curso: https://abre.ai/nT5Q
Dúvidas? Escreva para jcezar@icmc.usp.br



