A ferramenta permitirá sistematizar o fluxo do registro e da documentação dos estudantes de graduação que ingressaram em programas de estágio. As informações também passarão a constar constar no histórico escolar
Para sistematizar o fluxo do registro e da documentação dos estudantes de graduação que ingressam em programas de estágio, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) está disponibilizando um novo sistema de estágios. Desenvolvido em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o novo sistema facilitará o trabalho administrativo e acadêmico dos servidores de todas as unidades da USP, pois os documentos passam a tramitar pelo sistema, com avisos por e-mail e assinaturas por meio do USP Assina, economizando tempo e recursos.
A partir dos dados inseridos referentes ao estágio e à empresa contratante, são gerados, automaticamente, o Termo de Compromisso e o Plano de Estágio. Assim que os documentos estejam aprovados e assinados, as informações sobre o estágio externo passam a constar no histórico escolar do estudante.
“É um trabalho de construção em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação que tem gerado frutos positivos. Esperamos que essa iniciativa beneficie não só os estudantes, que são nosso público-alvo primordial, mas também os que atuam no apoio administrativo, indispensável para o funcionamento das atividades acadêmicas”, comentou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.
O novo sistema também possibilita a geração de relatórios, com informações da empresa em que o estudante realiza o estágio e em que período do programa ele se encontra. Para o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira, “o sucesso da ferramenta é fruto de uma colaboração entre os dirigentes e o público que utiliza esses mecanismos, que precisam estar em constante evolução”.
A ferramenta, instalada como uma funcionalidade do JúpiterWeb, ainda está em fase de teste e é administrada por funcionários previamente cadastrados pelas unidades. Em breve, também poderá ser disponibilizado o acesso direto dos alunos.
O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira, destaca que, apesar de a adoção do novo sistema ser opcional, a dinamização dos processos e a oportunidade de que informações sobre a trajetória formativa do aluno constem em seu histórico escolar são pontos importantes a serem considerados.
“Nós procuramos um caminho comum que pudesse atender da melhor maneira possível cada uma das unidades. Algumas possuem modelos específicos de cadastramento desses dados. Para aquelas que não possuem nenhum processo de digitalização dos registros de estágios, a ferramenta deve ser considerada como uma opção viável. A expectativa é de que todas as unidades migrem, gradativamente, para esse novo sistema porque ele é o único que permitirá o cadastro da experiência do estágio no histórico escolar”, comenta Neira.
Nesse primeiro momento, serão registrados apenas estágios externos, obrigatórios ou não obrigatórios.
Os estudantes que realizam estágios remunerados na própria Universidade também poderão cadastrá-los no histórico escolar. Como a tramitação dos documentos de estágios internos é diferente e não precisa ser feita pelo sistema de estágios, a STI está desenvolvendo uma funcionalidade específica para o registro desses estudantes.
Por Julia Queiroz – Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto
Jornal da USP