A fim de preparar profissionais para atender as pessoas com deficiência, Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão passa a ser oferecida a estudantes de todos os cursos de graduação

Curso vai apresentar conteúdo sobre tecnologias assistivas para os estudantes de graduação – Foto: Milton Michida /GOV-SP/Flickr
A partir deste primeiro semestre de 2025, a USP passa a oferecer a seus estudantes de graduação uma disciplina que trará conteúdos essenciais para promover uma educação mais acessível e inclusiva em todas as áreas do conhecimento. Trata-se Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão, curso idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) de São Paulo, em parceria com a USP e outras três universidades estaduais: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Oferecida como optativa livre, a nova disciplina tem como objetivo capacitar os estudantes universitários a compreenderem e promoverem a inclusão em diversos contextos sociais e educacionais. Por meio de uma abordagem ampla e interdisciplinar, a disciplina busca sensibilizar futuros profissionais para a importância de eliminar barreiras, garantir os direitos das pessoas com deficiência e fomentar uma cultura que valorize a diversidade humana. Além disso, visa preparar os alunos para aplicar conceitos de acessibilidade, tecnologia assistiva e desenho universal em suas áreas de atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Entre os principais temas que serão abordados na disciplina estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas, os direitos das pessoas com deficiência e a importância da cultura inclusiva. Os estudantes também terão acesso a conceitos sobre tecnologia assistiva e desenho universal para a aprendizagem, práticas pedagógicas voltadas à diversidade, e discussões filosóficas e éticas sobre inclusão. A disciplina reforça a importância da acessibilidade, incentivando uma visão integrada e prática em diversos contextos sociais e educacionais.