Com o tema “Bem-vindos ao Inesquecível”, Semana de Recepção aos Calouros da USP de 2023 promove até o dia 17 de março atividades sociais, esportivas e culturais entre os alunos da Universidade
Uma semana inteira de atividades sociais, esportivas e culturais, reuniões com estudantes e familiares, apresentação dos cursos e das diversas áreas da Universidade marcou o início do ano letivo nesta segunda, dia 13 de março, e vai até o dia 17 de março em todos os campi da USP. Os eventos são organizados pelas Comissões de Graduação das unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas.
A semana conta com a chegada de pouco mais de 11 mil estudantes que ingressaram pelo vestibular da Fuvest e pelo novo processo seletivo Enem USP, que classifica os alunos de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu a seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É a segunda recepção presencial após três anos de pandemia de covid-19 e, neste ano, além dos eventos acadêmicos, conta com campanhas de doação de sangue, de arrecadação de alimentos, de absorventes e outras ações sociais, como a pintura colaborativa de escolas públicas.
“A Semana de Recepção aos Calouros é a porta de entrada na Universidade, é o momento de acolhimento dos novos alunos e, por isso, é extremamente importante para que eles possam se sentir pertencentes. Nossos graduados são a grande vitrine da USP, é pela graduação – mais do que pela pesquisa ou pela extensão –que a sociedade compreende a função da Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na premiação da melhor Semana de Recepção de 2022, realizada no mês de setembro do ano passado. Ele gravou uma mensagem em vídeo para os calouros de 2023, disponível clicando aqui.
Para receber os novos alunos, a campanha Bem-vindos ao inesquecível estará em cartazes, totens, banners e faixas espalhadas pelos campi. Ela foi criada por alunos do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho. São peças criadas para os novos alunos se sentirem acolhidos, para transmitir os valores cultivados pela Universidade (humanismo, excelência, universalismo e solidariedade) e também para divulgar o Disque-Trote. É possível ver algumas peças da campanha neste link.
O trote é proibido na USP desde 1999 e o número 0800-012-1090 está disponível de segunda a sexta, das 9 às 21 horas, para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Também é possível denunciar pelo e-mail disquetrote@usp.br e pelo aplicativo disponível na Google Play e na APP Store.
Além dos materiais da campanha, os alunos ingressantes receberam um kit que inclui canecas duráveis personalizadas para utilização no ambiente universitário. A iniciativa foi promovida pela Pró-Reitoria de Graduação em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental e seu Programa USP Recicla, com o objetivo de adotar padrões sustentáveis e promover a educação ambiental nas atividades da USP.
Recepção aos calouros nos campi universitários
Por Jornal da USP