Vídeo orienta como publicar artigos científicos em acesso aberto e sem custo

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP está divulgando para pesquisadores o link do treinamento que esclarece dúvidas sobre como publicar em acesso aberto

Homem branco de costas com jaleco branco olhando e segurando uma folha com um gráfico e à frente um notebook

Treinamento orienta para publicação em acesso aberto – Foto: Freepik

Pesquisadores da USP podem publicar em acesso aberto, sem taxa de publicação de artigo (Article Processing Charge – APC), conforme um acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Wiley, uma das maiores editoras do mundo, com mais de 2 mil periódicos ativos, líder de publicações de sociedades científicas nas mais diversas áreas do conhecimento. O treinamento para realizar a publicação foi divulgado pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP e está disponível gratuitamente neste link,  bastando fazer um cadastro inicial para ter acesso.

O orientador do treinamento é Sandro Gonçalves, líder da Wiley Brasil, que explica como maximizar as chances de um pesquisador ter seu artigo publicado em acesso aberto, em periódicos com alto fator de impacto. Além disso, ele aborda as vantagens de publicar o artigo em acesso aberto e dá dicas de como publicar um artigo pelo acordo Capes e Wiley. Também há uma apresentação da editora Wiley e dos 1.297 periódicos cobertos pelo acordo de acesso aberto.

O custo da publicação é coberto pelos termos do acordo. Autores da USP podem publicar em acesso aberto em periódicos híbridos da Wiley, sem nenhum custo. Ao escolher o acesso aberto no início do processo de publicação, o artigo estará automaticamente disponível gratuitamente para todos lerem, baixarem e compartilharem.

A Capes recomenda que os pesquisadores informem seu ID Orcid (código de identificação do autor) ao submeter um manuscrito; veja detalhes aqui. A falta de inclusão desse dado pode levar a atrasos ou à negação da solicitação de cobertura do APC de acesso aberto, para que o artigo seja publicado nos termos do acordo. Entre as vantagens, publicar em acesso aberto atende aos requisitos de mandatos de financiadores ou instituições; permite que o autor retenha os direitos autorais por meio de uma licença CC BY; e facilita o depósito automático no PubMed Central (quando aplicável). Todas as etapas do processo podem ser vistas neste link.

Há alguns pré-requisitos: a pessoa que solicita deve ser o autor correspondente responsável e afiliado a uma instituição elegível no momento da aceitação; o manuscrito deve ter sido aceito para publicação a partir de 28 de janeiro de 2025; o artigo deve conter pesquisa primária ou ser um artigo de revisão (outros tipos de artigos – e.g., cartas, editoriais etc. – estão excluídos). Além disso, se o pesquisador estiver submetendo seu artigo para um periódico híbrido e não solicitar acesso aberto inicialmente, seu manuscrito será publicado no modelo tradicional de acesso fechado (é possível solicitar o acesso aberto retroativamente, mas, uma vez que seu artigo seja publicado em Early View ou na edição final on-line, não estará mais qualificado para publicar sem custo). Finalmente, o acordo não pode ser usado para cobrir custos adicionais (por exemplo, capa, charges de cores ou número de páginas), que são administrados separadamente por cada periódico.

O esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos para obtenção de isenção no pagamento de taxas de publicação de artigos pelos autores e o atendimento a dúvidas sobre os termos e condições dos Acordos Transformativos assinados estão sendo realizados pela equipe do Portal de Periódicos da Capes por meio de dois canais: Perguntas Frequentes e pelo link Fale Conosco da Capes.

Texto com informações da ABCD e Capes

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...