XIII Ciclo de Cinema Urbanicidades – “Dias Perfeitos”

O evento será reagendado para a próxima semana. Novas informações, serão divulgadas em breve.

——————————–

O Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC), grupo de pesquisa interno ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), apresenta o XIII Ciclo de Cinema e Debate Urbanicidades, sob o título Umbrais Urbanos.

O Urbanicidades celebra a interseção entre o cinema e a urbani(ci)dade, oferecendo uma ferramenta de reflexão sobre a cidade e seus aspectos conformadores. Através de sessões gratuitas e abertas ao público, cada sessão inicia com a exibição das produções audiovisuais selecionadas pela comissão organizadora, seguidas de uma discussão das questões levantadas pela obra com dois convidados, além da participação ativa do público.

Na próxima semana, será exibido na abertura do ciclo Urbanicidades de 2025 o filme Dias Perfeitos (2023), de direção de Wim Wenders. O filme acompanha Hirayama, um limpador de banheiros em Tóquio, que leva uma vida simples e estruturada, dedicando seu tempo livre à música, livros e à fotografia de árvores. Seu passado é lentamente revelado por meio de encontros inesperados, trazendo à tona reflexões sobre sua solidão, suas paixões e a busca por um sentido mais profundo na vida cotidiana. A obra mistura temas de introspecção e a complexidade das relações humanas no ambiente urbano.

São convidados para essa sessão: Marcelo Suzuki e Paulo Fujioka, ambos professores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).

O evento vai acontecer no auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU-USP). Serão oferecidos certificados de participação àqueles presentes em ao menos duas das quatro sessões do ciclo.

A temática deste ano, Umbrais Urbanos, convida a repensar a (re)produção da cidade contemporânea a partir de uma perspectiva crítica. O evento irá explorar os limites e transições do espaço urbano como umbrais entre o físico e o simbólico, entre o privado e o coletivo. O ciclo irá investigar como processos contra hegemônicos de produção urbana têm impactado o urbano e a urbanidade a partir dos conceitos que vêm sendo analisados no âmbito do grupo de pesquisa LEAUC.

Um deles é o conceito de Atmosfera de Peter Sloterdijk e a produção de imunidades enquanto espaços de resistência. Outro é o uso do adjetivo “menor” como colocado por Deleuze e Guattari, que remete à ideia de uma urbanidade não hegemônica, caracterizada por práticas cotidianas que subvertem os processos de banalização e dominação do espaço urbano. Ainda, o conceito de intermediaridade e espaços in between são fundamentais para a análise dos espaços urbanos como zonas de negociação e encontro entre diferentes temporalidades, territorialidades e subjetividades, completando o debate proposto.

O ciclo “Umbrais Urbanos” busca, portanto, proporcionar uma reflexão crítica sobre a produção do espaço urbano e a construção de alternativas que promovam uma urbanidade mais equitativa, inclusiva e, sobretudo, habitável para todos. Convidamos a todos a explorar as possibilidades de transformação dos espaços urbanos compartilhados, repensando o urbano como um lugar resiliente e profundamente humano.

Esperamos vocês para nossa primeira sessão! Até lá!

 

Por IAU-USP

VEJA TAMBÉM ...