Planeja realizar um intercâmbio na graduação? Manual dá as dicas principais

O Guia do Intercâmbio de graduação na USP informa sobre os processos seletivos, a preparação para a viagem e as vivências dos intercambistas

Guia explica como planejar um intercâmbio acadêmico – Foto: Pexels

Estudar fora do Brasil é um dos seus planos durante a graduação? Para os estudantes da USP que desejam aproveitar um semestre da faculdade para realizar um intercâmbio e adquirir experiência acadêmica internacional, é importante ler o Guia do Intercâmbio de graduação na USP, desenvolvido por professores e alunos bolsistas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) com apoio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional. O documento, elaborado em formato de e-book, fornece informações sobre os processos necessários para a efetivação da viagem e pode ser baixado gratuitamente neste link.

A Universidade possui parcerias com instituições estrangeiras, e a partir dos convênios estabelecidos com estas, são elaborados os editais para cada estudante garantir a vaga na escola e destino de viagem que lhe interessa. Mas é necessário ter ciência que os processos seletivos podem requerer uma preparação, como exames de proficiência, desempenho acadêmico positivo, planejamento financeiro, e para os que não conseguirem o último, a solicitação de bolsas de estudo. Todas essas etapas estão explicadas didaticamente no material, que se divide em 11 capítulos e aborda o assunto detalhadamente, incluindo desde esquemas e gráficos até relatos pessoais de ex-intercambistas.

O guia não oferece apenas orientações aos que estão se organizando para o processo seletivo dos editais, mas também podem ajudar os alunos que já passaram dessa etapa e estão perto de realizar a viagem. Na seção Durante o intercâmbio, por exemplo, são compartilhadas situações que podem ocorrer quando o estudante já estiver fora do país: a adaptação ao território estrangeiro, a saudade de casa e a rotina de estudos são alguns dos tópicos apresentados. O debate acerca do retorno ao país de origem também foi contemplado pelos organizadores do manual, que fornecem informações sobre a volta do intercâmbio.

As informações sobre as etapas dos processos e sobre todo o período após a aprovação na seleção também podem ser acessadas de forma rápida e resumida no final do livro, onde há um fluxograma que sintetiza o que foi dito nas 37 páginas. Mais informações podem ser acessadas no site da Aucani, onde estão os links das comissões e escritórios internacionais de todas as unidades da USP.

Confira o Guia do Intercâmbio de graduação na USP clicando aqui.

Por Maria Fernanda Barros (estagiária) – Jornal da USP