USP investe R$ 230 milhões em projetos para o aprimoramento do ensino de graduação

Somando os recursos disponibilizados em 2024 e em 2025, a Pró-Reitoria de Graduação está investindo um total de R$ 230 milhões em projetos estratégicos voltados à integração curricular e à incorporação de novas metodologias de ensino

O aprimoramento contínuo do ensino de graduação é uma das prioridades da Universidade, e a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) tem dedicado esforços para criar condições propícias para que os cursos se tornem cada vez melhores.

Foi com o objetivo de fomentar projetos voltados para o aprimoramento do ensino que a PRG criou, no ano passado, o Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação, que já investiu quase R$ 230 milhões em ações desenvolvidas pelas unidades de ensino e pesquisa voltadas à integração curricular, à incorporação de metodologias ativas e de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem, à curricularização de atividades extensionistas e à internacionalização.

A primeira chamada do programa foi realizada em 2024, disponibilizando R$ 100 milhões, e uma nova chamada de projetos aconteceu neste ano, com mais R$ 130 milhões. Praticamente todas as unidades da USP tiveram projetos contemplados nas duas chamadas.

“Esse programa é o resultado de uma reflexão provocada pela Pró-Reitoria para que as unidades identificassem, com base em indicadores de desempenho dos cursos, oportunidades de aprimoramento do ensino de graduação. Assim, cada unidade pode elaborar um plano estratégico e solicitar os recursos necessários para a sua implantação. Foi uma cocriação. Entendemos que, por melhor que seja o curso, sempre há a possibilidade de melhorar”, explica o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.

Os primeiros projetos financiados pelo Programa começam a ser concluídos neste ano. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) reinaugurou, em junho, o Laboratório de Saúde, que foi totalmente modernizado com os recursos do Programa.

Aluisio Segurado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O novo Laboratório de Saúde agora está dividido em consultórios, centro de simulação, enfermaria e sala multiuso. Uma grande novidade no espaço é a Casa Simulada e o Simulador Avançado Obstétrico, que usa de alta tecnologia para treinamento fidedigno do parto humanizado. Além de novos materiais e equipamentos para as atividades práticas, os alunos contam também com mobiliário e ambiente climatizado.

 

Uma parte desses espaços está localizada na própria escola, e outra parte, que compõe o Conjunto de Apoio Didático e Biblioteca, está localizada na Área 2 e será de uso comum para todas as unidades do campus de São Carlos. O diretor da EESC, Fernando Martini Catalano, destaca que “a nova estrutura terá um impacto significativo na interação com outras instituições, ampliando a troca de conhecimento e de experiências, possibilitando uma participação mais ativa e em tempo real de convidados nas aulas e em atividades complementares. Cada vez mais a sala de aula está extrapolando as quatro paredes, e estamos atentos a isso. Esse investimento demonstra o cuidado e o valor que a USP dá à graduação”.

De forma complementar, a EESC criou um escritório para promover a adoção de metodologias ativas de ensino nos cursos de Engenharia.

Representação artística de como serão reestruturadas as salas de aula – Arte: Divulgação

Aprimorando o ensino de graduação

O pró-reitor adjunto de graduação, Marcos Neira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação da USP é resultado de um trabalho que começou em 2022, com a definição de indicadores de desempenho dos cursos de graduação. Em abril de 2023, foi

realizada uma sessão temática do Conselho Universitário sobre a graduação para a apresentação desses indicadores.

Em seguida, em visitas às unidades, foram apresentados os relatórios individualizados. A partir daí, as escolas, institutos e faculdades tiveram a oportunidade de elaborar e encaminhar os planos de trabalho à Pró-Reitoria, com apresentação das medidas necessárias para aprimorar os cursos de graduação e solicitação de recursos para sua implementação.

O pró-reitor adjunto, Marcos Neira, explica que “o processo para a construção das propostas envolveu toda a comunidade e foi discutido nas congregações. Mais do que conseguir reformas ou adquirir novos equipamentos, as unidades se comprometeram com um programa de melhorias, revendo seus projetos pedagógicos”.

Por Jornal da USP
Texto: Erika Yamamoto
Arte: Simone Gomes

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