USP retoma liderança no ranking Times Higher Education para a América Latina

Além da USP, na primeira posição, Unicamp, UFRJ e Unesp também figuram entre as cinco melhores universidades latino-americanas

Ilustração extraída do site: THE

A USP é a melhor universidade da América Latina, segundo o THE Latin America University Ranking, divulgado no dia 12 de novembro, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A Universidade volta a assumir a liderança do grupo, posição que não ocupava desde 2017.

“Para este ano, a Times Higher Education adotou uma nova metodologia para a avaliação e, das cinco dimensões avaliadas, além do Ensino, a USP obteve excelentes pontuações nos critérios Ambiente de Pesquisa, Qualidade de Pesquisa e Indústria, que, este ano, incluiu um novo indicador de Patentes, que contribuiu para o bom desempenho da USP nessa área. Isso mostra que estamos seguindo no caminho certo ao fomentar projetos para o incentivo à pesquisa e à inovação, como a recente criação dos Centros de Pesquisa e Inovação Especiais. Além disso, temos incentivado parcerias com os setores público e privado de forma a aproximar a academia cada vez mais da sociedade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O Brasil tem sete das dez universidades mais bem classificadas. Além da USP, figuram no top 10 a Universidade Estadual de Campinas (2º posição), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (3º), a Universidade Estadual Paulista (5º), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (6º), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (7º) e a Universidade Federal de Santa Catarina (10º).

O ranking avaliou 214 universidades de 16 países da América Latina. Os critérios adotados são os mesmos aplicados no ranking mundial da THE, mas com modificações para refletir melhor as características das escolas superiores da região.

O Brasil é o país com o maior número de universidades avaliadas: 70 no total, seguido pela Colômbia, com 38 universidades, e pelo Chile, com 32 representantes.

THE Latin America Universities
Universidade de São Paulo (USP) Brasil
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Chile Chile
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Brasil
Instituto de Tecnologia de Monterrey México
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Brasil
Universidade do Chile Chile
10º Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Brasil

Nesta nona edição, o ranking atualizou sua metodologia, passando a utilizar 18 indicadores, cinco a mais do que nos anos anteriores. Os indicadores são agrupados nas grandes áreas de ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e indústria (renda e patentes).

No ranking geral, o THE World University, publicado no dia 8 de outubro, a USP foi classificada na 199ª posição, voltando a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo, posição que não alcançava desde 2013. Foi a universidade latino-americana melhor classificada.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...