EESC é a vencedora do prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros de 2025

A FEA conquistou a segunda colocação e a FFLCH, a terceira. Todas as unidades que participaram da Semana de Recepção aos Calouros receberam menções honrosas

[A partir da esquerda] Marcos Neira, Rosane Aranda, Luciana Montanari, Aluisio Segurado, Josemari Gouvea e Edmilson Luchesi – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) foi a vencedora do prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2025. A distinção é concedida anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação de atividades para receber os novos estudantes da Universidade.

“Acredito que esse reconhecimento se deve, principalmente, a dois fatores. Em primeiro lugar, está o desejo da Escola de Engenharia de São Carlos de receber e acolher seus novos alunos da melhor forma possível. Depois, o modelo colaborativo que a nossa programação vem sendo realizada, com a participação de coordenadores de curso, secretarias acadêmicas, grupos de extensão, dirigentes e servidores. É realmente algo coletivo e, por isso, todos estão representados neste prêmio”, afirmou a presidente da Comissão de Graduação e da Comissão de Recepção aos Calouros da EESC, Luciana Montanari, que estava acompanhada dos servidores Rosane Aranda, Josemari Gouvea e Edmilson Luchesi.

Considerada a melhor programação de 2025, a Semana da EESC teve uma Mostra de Oportunidades, em que os estudantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas pelos grupos de extensão da escola; o Tô a toa, uma tarde de brincadeiras, música e atividades recreativas; e a apresentação dos robôs quadrúpedes, que mostrou um pouco da pesquisa desenvolvida na EESC.

Estudante tem o rosto pintado por um robô, durante a Mostra de Oportunidades da EESC – Foto: Crob/EESC

A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) ficou em segundo lugar, e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), em terceiro. Todas as unidades de ensino da USP que participaram da Semana de Recepção aos Calouros receberam menções honrosas.

“A Semana de Recepção aos Calouros surgiu para abolir, definitivamente, os trotes violentos na nossa Universidade, fazendo da chegada dos ingressantes um momento de acolhimento e boas-vindas. Esse movimento move a nossa Universidade há 26 anos e sabemos que há, em todas as unidades, um forte engajamento na organização de atividades integrativas e que apresentam aos nossos estudantes todas as oportunidades oferecidas pela USP”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado, na abertura da cerimônia de entrega do prêmio, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 26 de junho, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária.

Além do troféu Recepção Legal e da placa de Semana de Recepção aos Calouros, a EESC também abrigará por um ano a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, criada especialmente para o Prêmio em 1999, simbolizando os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a semana.

A diretora da FEA, Maria Dolores Montoya Diaz (de blusa verde) e a vice-presidente da Comissão de Graduação da FFLCH, Heloísa Brito de Albuquerque Costa (de casaco preto), representaram as unidades que conquistaram a segunda e a terceira colocação – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Semana de Recepção aos Calouros

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo e tem o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma integração entre os veteranos e seus calouros, pautada no respeito e na inclusão. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 24 e 28 de fevereiro, e teve como tema a campanha “Sou USP”. Criada por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, o Dorinho, a campanha buscou reunir, de forma alegre, vivências comuns a todos os institutos e campi da Universidade, transmitindo para os ingressantes o sentimento do que é ser USP e também para divulgar o Disque-Trote.

A cerimônia de entrega do Prêmio Semana de Recepção aos Calouros 2025 foi realizada no dia 26 de junho, no auditório István Jancsó – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...