No sistema JúpiterWeb os estudantes da USP podem solicitar carteirinha, bilhete único e bolsas de permanência, além de emitir documentos e escolher as disciplinas dos próximos semestres
Depois de receber a notícia da aprovação nos cursos de graduação da USP e completar a etapa da pré-matrícula virtual, o ingressante é direcionado a utilizar o chamado Júpiterweb. Ele é um dos sistemas informacionais com que a USP trabalha para gerenciar os serviços acadêmicos e administrativos que atendem às necessidades de sua comunidade, e é o que os alunos de graduação mais utilizam durante a vida universitária. É possível acessá-lo também no Portal de Serviços Computacionais da USP, que reúne os outros sistemas — os quais curiosamente carregam o nome de seres da mitologia romana e grega, como Apolo, Atena e Janos.
“Recomendo a vocês, calouros, que explorem cuidadosamente o Júpiter, sistema que permitirá gerenciar sua vida acadêmica a partir de agora até sua formatura”, conta Aluisio Segurado, pró-reitor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), órgão responsável pelo Júpiterweb, e professor da Faculdade de Medicina (FM). Para Leonardo Corey, estudante de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA), o sistema é eficiente mas precisa de melhorias no visual. “O Júpiter é bem intuitivo e contém todas as informações que o estudante vai precisar consultar ao longo do semestre. Acho que um dos únicos pontos negativos do sistema é a interface antiga”, diz.
Descubra as funções do JúpiterWeb a seguir:
INFORMAÇÕES GERAIS
Encontre informações como o calendário letivo, informações dos cursos de acordo com o turno e detalhes das disciplinas ofertadas por todas as unidades de ensino (dias, horários, vagas, requisitos). Algumas disciplinas estão com versões desatualizadas de seus programas registradas, então vale checar no site da sua unidade se há algum informe a respeito, como é o caso do curso de História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
TRANSPORTE/BILHETES
Fazendo o login, você pode visualizar e editar seus dados pessoais (e-mail, telefone, endereço, conta bancária) e fazer o pedido do cartão USP físico (veja o tutorial em vídeo aqui), do bilhete USP (veja o tutorial em vídeo aqui) — também conhecido como Busp, que permite o uso gratuito das linhas de ônibus circulares do campus — e do envio de dados para a SPTrans para gerar o bilhete único estudantil.
DOCUMENTOS
O sistema também emite atestados que comprovam seu vínculo com a Universidade, sua matrícula em disciplinas e sua participação em bolsas (veja o tutorial em vídeo neste link). Se for o seu caso, há uma seção específica para fazer a comprovação indígena.
PERCURSO ACADÊMICO
Além disso, o JúpiterWeb exibe sua grade horária para o semestre; seu histórico escolar completo, com as notas e taxas de frequência das disciplinas por semestre, trancamentos, reprovações e a média ponderada; e sua evolução no curso, que dispõe as disciplinas por semestre e status (cumpridas, em curso e não cumpridas) e a contagem de créditos correspondente, listando observações sobre as particularidades do currículo que você está cursando.
BOLSAS
Outra funcionalidade do sistema interessante para o aluno que acabou de ingressar na USP é o menu Programa de bolsas, que reúne os editais, cronogramas e demais informações do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), uma das principais ferramentas da política de permanência da USP para os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, e de projetos de aperfeiçoamento da formação dos alunos por meio de atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão, como o Programa Unificado de Bolsas (PUB), o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) e o Programa de Apoio Pedagógico (PAP). Os pagamentos ficam listados na aba “Meus benefícios e bolsas”. Você pode sanar algumas dúvidas sobre o oferecimento desses programas no Manual do Calouro.
MATRÍCULA
A partir do segundo semestre do curso, é você quem deve montar sua grade de disciplinas obrigatórias, optativas e extracurriculares durante as interações de matrícula, que são abertas duas vezes por uma semana no JúpiterWeb ao final de cada semestre. Os prazos constam no calendário letivo e também são informados via e-mail institucional. Para realizar o processo, siga este tutorial. É possível editar a grade durante todo o período da interação. Confira neste link respostas a dúvidas frequentes sobre o passo a passo e a nomenclatura adotada.
Caso sua inscrição não possa ser realizada em determinada disciplina, você receberá um aviso por e-mail com a justificativa (turma lotada, por exemplo). Após a última interação, ainda é possível tentar uma vaga preenchendo o formulário de requerimento, para casos como de disciplinas com turma lotada, de outro período, que exigem requisito que você ainda não cumpriu e optativas com vagas remanescentes. São os professores que decidem se aceitam ou não o seu pedido.
Outras seções disponíveis no JúpiterWeb são para o registro das Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), a comprovação de vacinação contra a covid-19, o acompanhamento de estágios pagos pela USP e as inscrições no programa USP iFriends.
Você pode conferir mais informações gerais sobre a graduação, como em relação ao trancamento parcial e total de matrícula, transferência para outro curso e recuperação em disciplinas, neste link. Além disso, o Serviço de Graduação de cada unidade envia informes por e-mail sobre esses assuntos ao longo do ano. Em caso de dúvida sobre o JúpiterWeb, entre em contato com o Suporte de Graduação pelo e-mail suportegrad@usp.br, com o Serviço de Graduação da sua unidade ou com seus veteranos.
Glossário
A seguir, confira uma lista de palavras relacionadas ao JúpiterWeb que você deverá ouvir falar várias vezes ao longo da graduação:
- Grade horária: quadro com todas as disciplinas matriculadas no semestre atual, dispostas por dia e horário
- Histórico escolar: documento com o registro das notas e taxas de frequência das disciplinas já cursadas, de eventuais trancamentos e reprovações e da média ponderada
- Disciplina obrigatória: necessária para a conclusão do curso
- Disciplina optativa: disponível para escolha do aluno, nas categorias eletiva (aberta à escolha dentro de um conjunto estabelecido), livre (com vagas reservadas a cursos ou unidades específicas) ou livre USP (oferecida a todos os alunos sem reserva de vagas); cada curso determina o cumprimento de um número mínimo de créditos em eletivas e livres para a conclusão do curso
- Disciplina com requisito: exige a aprovação anterior em uma ou mais disciplinas para poder matricular-se nela
- Interação de matrícula: período para inscrição em disciplinas para o próximo semestre
- Requerimento: formulário para solicitar a matrícula em disciplinas que não puderam ser cadastradas nas interações de matrícula; a análise está a cargo dos docentes responsáveis pelas disciplinas
Para acessar o Sistema JúpiterWeb clique aqui.
Texto: Luísa Hirata – Jornal da USP