CeMEAI se torna CEPIx: novo centro foi oficializado em cerimônia na USP-SP

Programa dará continuidade aos CEPIDs financiados pela Fapesp que terão fim da vigência

Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) foi oficializado como um dos 11 Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (CEPIx) criados pela Reitoria da USP, nesta resolução de novembro do ano passado, visando o fomento e a continuidade das atividades de pesquisa, inovação e difusão anteriormente contempladas pelo projeto de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cujo prazo de vigência esteja se encerrando.

O anúncio oficial foi feito durante o Encontro Acadêmico CEPIx: Novas Fronteiras de Pesquisa, promovido no dia 27 de junho, no auditório Camargo Guarnieri, no campus da USP em São Paulo.

Coordenadores e integrantes dos centros apresentaram os principais destaques de cada CEPID, faram sobre desenvolvimento científico, avanços em formação de recursos humanos, internacionalização, educação e difusão, transferência de tecnologia e os planos para os futuros centros.

Representando o CeMEAI, participaram do seminário José Alberto Cuminato (Diretor), Francisco Louzada Neto (Coord. De Transferência de Tecnologia), Gustavo Blengini Faria (Gestor), Antonio Castelo Filho (Pesquisador Principal) e Adenilso Simão (Pesquisador Principal).

Entre os números apresentados sobre o desempenho do CEPID-CeMEAI, Cuminato destacou R$39 mi em convênios com parceiros da indústria, promovendo efetivamente a transferência de tecnologia para a indústria brasileira. Sobre a formação de recursos humanos, no período de 1 de julho de 2013 a 1 de julho de 2024, foram 491 mestres, 388 doutores, 264 pós docs. Foram produzidos 2600 artigos científicos. A apresentação contou com os principais projetos de pesquisa em andamento com grandes empresas e ações realizadas na Educação e Difusão.

Todas essas conquistas aliadas à interação com grandes Centros como a Embrapii, IARA, CPA-CDI2 demonstram a maturidade do trabalho que seguirá seu legado como CEPIx-CeMEAI, a partir de 1 de julho de 2024, quando termina o prazo estabelecido pela Fapesp para funcionamento do CEPID.

“A inauguração do CEPIx é muito importante porque vai dar continuidade ao trabalho que realizamos ao logo da última década. Manteremos as equipes e nós teremos mais autonomia administrativa, inclusive para gerenciar os recursos, a realização dos contratos ficarão mais fáceis e teremos mais facilidade para promover as parcerias com as empresas”, disse Cuminato.

Na abertura do encontro, o coordenador geral do evento, Fernando de Queiroz Cunha, ressaltou a “enorme contribuição dos CEPIDs para a ciência”.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou que “os centros reúnem alguns dos melhores cientistas da USP” e explicou que os novos centros estarão ligados às Unidades de Ensino e Pesquisa ou institutos especializados. “Nosso propósito é mantermos esses centros, que são caracterizados pela excelência de suas pesquisas interdisciplinares em temas estratégicos”, disse.

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, também esteve presente no encontro e falou sobre investimentos nas pesquisas, comentando entre as ações recentes o reajuste de 45% nos valores de bolsas feito pela fundação.

Presidente da Fapesp comenta desempenho do CeMEAI

Em entrevista exclusiva à assessoria de imprensa do CeMEAI, Zago falou sobre o desempenho do Centro. “O CeMEAI não só fez um trabalho fundamental, mas ele deu visibilidade à Matemática como instrumento para a inovação e produção de coisas que as pessoas, muitas vezes, não sabem que a matemática está por trás. Então, essa foi uma coisa muito importante e esses resultados positivos obtidos por vocês nos ajudaram a reforçar o Programa com novos CEPIDs”.

Sobre a iniciativa da Reitoria de dar continuidade ao trabalho destacou: “a Fapesp não pode apoiar permanentemente estes centros, está inclusive em nosso no regimento, mas as pessoas se organizam e depois? A Fapesp vai continuar apoiando, através de projetos, e o trabalho desenvolvido irá se manter como estruturas organizadas pela universidade e que irão continuar recebendo projetos temáticos, por exemplo. A Fapesp vai continuar fazendo fluxo de recursos a esses grupos que agora já estão organizados, com grande contribuição científica para a sociedade”.

ICMC continuará sediando o CEPIx-CeMEAI

Os 11 CEPIx foram criados após enviarem propostas de interesse e serem avaliados por uma comissão científica nomeada pelo reitor e composta de especialistas externos à Universidade, onde foi atestada a eficiência acadêmica desses centros, incluindo o CeMEAI que continuará sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos.

O diretor, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, disse que o CEPIX ajudará a consolidar e expandir as pesquisas realizadas pelo CEPID CeMEAI. “O Centro seguirá contribuindo para a economia da indústria nacional e para a geração de conhecimento por pesquisadores do ICMC-USP”, finalizou.

Veja, a seguir, como foi o encontro acadêmico “Cepix: Novas Fronteiras de Pesquisa”, transmitido na íntegra.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

Por Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

VEJA TAMBÉM ...