Conselho Universitário aprova reajuste de 5% nos salários e plano de carreira para os servidores da Universidade

A reunião do Conselho Universitário que aprovou o reajuste e o plano de carreira foi realizada no dia 21 de maio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou o reajuste de 5% nos salários dos servidores docentes e técnico-administrativos da USP a partir de 1º de maio. A reunião foi realizada no dia 21 de maio.

A proposta foi apresentada pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em reunião com o Fórum das Seis, no último dia 16 de maio, e engloba também a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com estudo realizado pela Coordenadoria de Administração Geral (Codage), estima-se que, com o reajuste, o nível de comprometimento do orçamento da USP com folha de pagamento, acumulado no final do ano, será de 83,65%.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior explicou que o reajuste salarial aprovado é maior que a inflação acumulada no período, que foi de cerca de 2,77%, segundo o índice IPC Fipe. O reitor ressaltou que o auxílio-saúde também deverá ser reajustado. A possibilidade de reajuste dos valores do auxílio-alimentação e do vale-refeição ainda deverá ser discutida.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda destacou que “estamos em um momento inseguro em relação à reforma tributária e precisamos ter prudência”. Maria Arminda falou também sobre os processos de contratação de docentes e servidores técnicos e administrativos que estão sendo realizados desde 2022.

A presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) e diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), Maria Dolores Montoya Diaz, ressaltou que, com a aprovação do reajuste salarial, é importante que sejam observados os Parâmetros de Sustentabilidade Econômico-Financeira da USP, que estabelecem regras sobre limites com despesas totais com pessoal, que não devem ultrapassar o patamar de 85% das receitas correspondentes às liberações mensais de recursos do Governo do Estado.

Novo plano de carreira

Na mesma sessão, foi aprovada a resolução que implementa o novo plano de carreira do corpo técnico e administrativo, que prevê a avaliação e a progressão dos servidores da Universidade.

O coordenador de Administração Geral (Codage), João Maurício Gama Boaventura, explicou que o novo plano foi discutido em várias instâncias da Universidade, com a realização de lives e workshops com a comunidade.

A avaliação deverá passar pelas competências essenciais, iguais a todos os servidores; competências específicas por família funcional e nível de complexidade por carreira. A avaliação será feita em três etapas: autoavaliação, avaliação da chefia e avaliação de pares/clientes internos.

No que se refere à progressão, que será feita após a avaliação de desempenho e representa aumento salarial ao contemplado, ela poderá ser vertical ou horizontal. Segundo Boaventura, neste primeiro momento, deverão ser priorizados os servidores que ainda estejam no nível inicial da carreira, que ingressaram na USP depois de 2013, época em que foi implementado o mais recente plano de carreira, e não tiveram nenhuma progressão nos últimos 11 anos.

O ciclo de gestão de desempenho deverá ser realizado entre junho e agosto deste ano e o processo de progressão será iniciado a partir de setembro. “Vamos discutir com a COP [Comissão de Orçamento e Patrimônio] quais serão os recursos disponíveis para as unidades e órgãos poderem planejar suas progressões”, considerou.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP