Creche e Pré-escola São Carlos: Investigando o ciclo do mosquito da dengue

As crianças da Turma da Natureza (Grupo 6) da Creche e Pré-escola São Carlos (PUSP-SC) tiveram contato com um panfleto sobre maneiras de combater os criadouros do mosquito da dengue, apresentado pela Dilma (Técnica de Enfermagem). Como surgiram dúvidas e as crianças também demonstraram bastante interesse pelo tema, a equipe da Creche buscou aprofundar os seus conhecimentos por meio de pesquisas e investigações na Creche e seus arredores.

Como resultado dessas pesquisas, as crianças montaram um jogo de percurso sobre o Ciclo da Dengue, o qual contém orientações de como combater o mosquito. Com o intuito de conhecer mais sobre o ciclo de vida do mosquito, a equipe e alunos da Creche visitaram o Laboratório de Biologia do IFSC, acompanhados pela estagiária Paloma, do programa Investigação Científica na Infância, que ajudou trazendo muitas curiosidades, usando imagens e vídeos nas quais as crianças puderam visualizar a anatomia real do inseto. Durante a visita, também observaram, pelo microscópio, cada fase do mesmo (ovos, larvas, pupa, mosquito adulto).

Posteriormente, foram confeccionados escudos com informações adquiridas ao longo do projeto, as quais mostram os tipos de prevenção mais viáveis para o combate dos criadouros do mosquito.

As crianças puderam se expressar, também, por meio de desenhos, modelagens, brincadeiras de faz de conta com “dedoches” de mosquito, músicas e comparações com outros tipos de animais e insetos, assim como com o corpo humano.

Organização do Projeto:
Professora: Margarete Marchetti