A equipe formada por professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), juntamente com professores das universidades francesas Gustave Eiffel (UniEiffel), Université Grenoble Alpes e Université Nantes, foi contemplada pelo programa CAPES- COFECUB (Edital Nº 8/2023), com o projeto Soluções geotécnicas onshore e offshore na era da transição energética. (publicação da CAPES).
Foram selecionados 35 projetos de diferentes áreas do conhecimento, de instituições de ensino e pesquisa do Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, para o programa em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Cada proposta receberá até R$ 1,7 milhão ao longo de quatro anos.
Dois temas relevantes para o processo de transição energética no Brasil e na França serão investigados:
• soluções existentes e inovadoras de ancoragens e estacas para o suporte de turbinas eólicas offshore e plataformas FPSO, e
• fundações termoativadas para captação de energia geotérmica superficial, tecnologia pouco usada no Brasil e na França devido à falta de conhecimento técnico.
O projeto será desenvolvido com base em modelagem física em centrífuga geotécnica e modelagem numérica. O início das atividades está previsto para este primeiro semestre de 2024.
Confira a lista das instituições e dos docentes envolvidos no projeto:
• Universidade de São Paulo (São Carlos): Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha (Coordenadora do lado brasileiro) – Departamento de Geotecnia, Fernando Luiz Lavoie – Departamento de Geotecnia e André Teófilo Beck – Departamento de Engenharia de Estruturas, todos da EESC/USP.
• Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituição Associada): Maria Cascão Ferreira de Almeida, Marcio de Souza Soares de Almeida e Alessandra Conde de Freitas.
• Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Instituição Associada): Fernando Saboya Albuquerque Jr. e Sérgio Tibana.
Instituições e docentes franceses:
• Université Gustave Eiffel: Luc Thorel (Coodenador do lado francês), Matthieu Blanc, Thierry Dubreucq, Jean de Sauvage e Thibault Badinier.
• Université Grenoble Alpes: Orianne Jenck, Daniel Dias, Alice Di Donna e Christophe Dano.
• Nantes Université: Abdul-Hamid Soubra.
Para mais informações clique aqui.