Escola USP de Gestão encerra ciclo de encontros do Programa de Desenvolvimento de Competências

Em dois anos de atividades, o programa realizou 39 encontros e impactou mais de 9.200 servidores docentes, técnicos e administrativos de diversos níveis, funções e unidades da USP

A turma 39 marcou o encerramento do Programa de Desenvolvimento de Competências para Eficiência no Serviço Público, da Escola USP de Gestão – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 24 de setembro, uma cerimônia que contou com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior marcou o encerramento das atividades do Programa de Desenvolvimento de Competências para Eficiência no Serviço Público. O programa é uma iniciativa da Escola USP de Gestão, que tem promovido uma série de cursos e capacitações voltados aos servidores contemplando os três grupos funcionais – básico, técnico e superior.

“Esse é um projeto de todos nós, servidores desta Universidade. O desenvolvimento profissional é para todos os servidores, independentemente da função que ele exerça, do cargo que ele ocupe. Temos que estar abertos à valorização do nosso trabalho, ao reconhecimento da contribuição de todos e ao sentimento de pertencimento, de fazer parte da maior universidade do País. Nós que trabalhamos nela sabemos o quanto ela é grande”, afirmou a coordenadora de Administração Geral (Codage) adjunta e responsável pela Escola USP de Gestão, Heliani Berlato.

A cerimônia de encerramento aconteceu no último encontro do programa, que reuniu 280 servidores do grupo superior, entre os dias 23 e 24 de setembro, na cidade de São Pedro, em São Paulo.

“Com esse programa, conseguimos abrir um novo canal de comunicação entre os servidores e isso é muito importante para a Universidade. Investir na formação profissional de todos os que trabalham na Universidade é investir na melhor formação de alunos, no desenvolvimento de pesquisas mais qualificadas, na realização de atividades de transferência de conhecimento para a sociedade. É investir naquilo que nos mantém relevantes como universidade”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A cerimônia de encerramento do programa contou com a presença da coordenadora adjunta da Codage, Heliani Berlato, e do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Fazendo um balanço de sua gestão, o reitor ressaltou que, desde o início de sua administração, sempre houve uma preocupação com a diminuição do déficit no quadro de servidores docentes, técnicos e administrativos, com a recuperação salarial e o aumento de espaços de convívio nos campi da USP.

“Agora, temos uma universidade mais participativa, mais reconhecida internacionalmente. Isso é muito bom. Estamos vivendo um momento muito importante da Universidade e vocês são corresponsáveis pela gestão da Universidade, porque vocês são a corrente que faz a USP acontecer”, concluiu Carlotti.

Em nome de todos os servidores, foram homenageados o servidor recém-contratado da Faculdade de Odontologia (FO) Ighor Felipe de Melo Queiroz, representando o futuro da Universidade, e a servidora da Escola Politécnica (Poli) Maria Cristina Martinez Bonesio, que tem um história de 48 anos de dedicação à USP.

Desenvolvendo competências

O Programa de Desenvolvimento de Competências para Eficiência no Serviço Público marcou a retomada da Escola USP de Gestão, que está implementando uma nova política de desenvolvimento profissional para docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade.

O primeiro encontro do programa foi realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2024 e reuniu cerca de 100 dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa, institutos, centros, museus, prefeituras dos campi e órgãos ligados à Reitoria, para discutir temas relacionados à gestão administrativa da Universidade.

Ao longo de dois anos de atividades, foram realizadas 39 turmas, reunindo mais de 9.200 servidores docentes, técnicos e administrativos de diversos níveis, funções e unidades, que tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas, interações e palestras sobre temas como inclusão e pertencimento, gestão de pessoas, comunicação e ética no trabalho, normas básicas da administração pública e motivação.

Com 48 anos de dedicação à USP, a servidora da Escola Politécnica Maria Cristina Martinez Bonesio (segurando o microfone) foi uma das homenageadas na cerimônia – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Escola USP de Gestão

A Escola USP de Gestão foi criada em 2012, ligada ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), para oferecer capacitação permanente a docentes em cargos de gestão e a servidores técnicos e administrativos da Universidade.

A Escola parte da premissa de que processos de capacitação e desenvolvimento são essenciais para tornar as sucessivas gerações de servidores partícipes dos valores universitários e preparar o corpo profissional para lidar com a dinâmica de mudanças demandada pelas expressivas transformações do ambiente em que a Universidade atua.

“A Escola USP de Gestão é um instrumento que deve ser perene na USP porque o desenvolvimento profissional deve ser contínuo. Estamos sempre aprendendo, sempre evoluindo. Uma universidade que valoriza o seu capital intelectual é uma universidade que está à frente, pensando no contexto do serviço público”, explica Heliani.

Além de capacitar servidores e desenvolver suas competências, a Escola USP de Gestão também tem como objetivo realizar atividades para apoiar, articular e encontrar sinergias na capacitação de funcionários das unidades e órgãos da Universidade.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...