Foi aprovado na USP? Novos ingressantes devem fazer a pré-matrícula virtual para garantir vaga

O estudante aprovado em primeira chamada pela Fuvest, pelo Enem USP ou pelo Provão Paulista deve estar atento para as duas etapas de matrícula para confirmar a vaga no curso para o qual foi convocado

Ingressantes da USP devem concluir duas etapas virtuais de matrícula -Foto: Freepik

Pouco mais de 11 mil estudantes que buscam uma vaga no ensino superior foram aprovados para ingressar na USP em 2024. São candidatos que participaram do vestibular da Fuvest, do processo seletivo Enem USP ou do Provão Paulista Seriado e foram aprovados na lista de primeira chamada.

Para garantir a vaga, os estudantes aprovados em qualquer um dos processos de ingresso (Fuvest, Enem USP e Provão Paulista) devem fazer a matrícula em duas etapas virtuais, atender todos os prazos e enviar a documentação exigida. Além disso, o estudante deve acompanhar os editais de cada processo seletivo para conferir os prazos de todas as etapas de matrícula.

Em caso de dúvida, o ingressante pode consultar a Central Unificada de Matrículas da USP, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (11) 3091-3403 e (11) 3091-3442, ou pelo e-mail centraldematriculas@usp.br. Confira a seguir um resumo das instruções:

Primeira etapa: pré-matrícula virtual

A pré-matrícula é realizada pelo link que é encaminhado no e-mail cadastrado pelo estudante no momento da inscrição. Durante o processo, ele deve preencher um formulário eletrônico além do envio da documentação exigida em formato digital (PDF, JPG, PNG, GIF).

Confira o período de pré-matrícula para os convocados em primeira chamada:

  • Fuvest 2024 – 1a etapa da matrícula
    Das 8h do dia 29 de janeiro às 16h do dia 1 de fevereiro

 

  • Enem USP 2024 – 1a etapa da matrícula
    Das 8h do dia 30 de janeiro às 16h do dia 1 de fevereiro

 

  • Provão Paulista 2024 – USP – 1a etapa da matrícula
    Das 8h do dia 29 de janeiro às 20h do dia 30 de janeiro

 

Documentação

Todos os candidatos devem enviar:

  • Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente
  • Histórico escolar do Ensino Médio
  • Documento de Identidade oficial
  • Uma fotografia recente

Quem não puder apresentar o certificado de conclusão e do histórico escolar deverá fazer uma justificativa e enviar uma declaração de conclusão do ensino médio ou equivalente (clique aqui para baixar – última página do PDF). A justificativa será aceita somente em casos excepcionais.

Estudantes que optaram pelas Políticas de Ações Afirmativas (vagas PPI) devem enviar, além dos documentos acima:

  • Autodeclaração de raça, no caso de pessoas candidatas que se autodeclararem negras, de cor preta ou parda, ou indígenas
  • Documentos constantes na Portaria PRIP Nº 029, de 19/09/2023, que pode ser acessada neste link, para fins de comprovação de situação socioeconômica

No caso de pessoas candidatas autodeclaradas indígenas, é necessário consultar nos editais os documentos adicionais..

Segunda etapa: efetivação da matrícula

Ao receber o link da segunda etapa por e-mail, o estudante deve fazer a efetivação da matrícula preenchendo formulário e enviando uma selfie (foto do rosto) com o documento de identificação. Em todas as formas de ingresso (Fuvest, Enem USP e Provão Paulista), as datas de efetivação são as mesmas:

  • 2a etapa da matrícula
    Das 8h do dia 26 de fevereiro até às 16h do dia 28 de fevereiro.

Para saber mais acesse os editais:


Auxílio estudantil

Após fazer a matrícula, os estudantes com dificuldades socioeconômicas podem se inscrever no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza o valor de R$ 800 mensais, pagos durante todo o tempo de realização do curso. Podem se inscrever no programa estudantes com renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo paulista, que não tenham concluído outra graduação na USP e que não recebem outro auxílio da Universidade.

Haverá dois períodos para inscrição: o primeiro período vai até o dia 16 de fevereiro, e o segundo período vai de 26 de fevereiro a 29 de março. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Serviços Computacionais da USP.

Para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus.

O edital do PAPFE 2024 pode ser consultado na página da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento neste link. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail papfe.prip@usp.br.

Por Jornal da USP – Com informações de Pró-Reitoria de Graduação da USP

VEJA TAMBÉM ...