Nova plataforma da Fapesp oferece mais de 40 mil documentos sobre a história da pesquisa em São Paulo

Site produzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo reúne entrevistas, fotos, vídeos, publicações e uma exposição temática sobre o Projeto Genoma

Documentos estão disponíveis para consulta on-line – Foto: Divulgação/Fapesp

Com a missão de contribuir para a preservação da história da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a memória da pesquisa no Estado, foi lançado nesta segunda, dia 20 de maio, o Centro de Memória Fapesp. O site foi inaugurado com um acervo de documentos relacionados a 39 mil projetos apoiados entre o ano de criação da Fapesp (1962) e 1992 e mais 5 mil arquivos digitais com entrevistas, fotos, vídeos, publicações sobre a instituição, programas de pesquisa, relatórios e reportagens da Agência Fapesp e da revista Pesquisa Fapesp, entre outros, além da primeira exposição que tem como tema o Projeto Genoma.

“A ideia de criar um Centro de Memória surgiu durante as comemorações dos 60 anos da Fapesp, em 2022. A intenção é deixar um legado para as futuras gerações, registrando os esforços de uma agência de fomento e da comunidade de pesquisa paulista para promover o desenvolvimento do Estado com base na ciência, na tecnologia e na inovação”, diz Marco Antonio Zago, presidente da Fundação e ex-reitor da USP.

A página inicial do site oferece uma visão geral do centro e dá destaques aos documentos e grupos documentais já disponíveis e armazenados no banco de dados que compõe o acervo e o site. Na área Entrevistas, por exemplo, é possível encontrar depoimentos em vídeo de mais de 50 pesquisadores. Dezoito desses depoimentos foram gravados para o acervo do Centro de Memória; os demais foram produzidos pela revista Pesquisa Fapesp e pela Agência Fapesp.

O site também reúne mais de 300 documentos institucionais – relatórios, livros, artigos, entre outros – agrupados por ano de produção; mais de 300 obituários; a íntegra de 16 conferências realizadas por ocasião da comemoração dos 60 anos da FAPESP, entre outros.

A primeira exposição do Centro de Memória tem como título O Projeto Genoma e a Pesquisa em Rede. Organizada em cinco partes, a mostra utiliza recursos multimídia e interativos para contar a história do projeto desde a sua concepção, em 1997, até seu legado para o avanço da pesquisa em genética no país: a qualificação de recursos humanos para pesquisas em genômica e a criação de empresas de biotecnologia como a Alellyx, CanaVialis, Scyla Bioinformática e, mais recentemente, a ReceptaBio.

A exposição reúne fotos e documentos – entre eles, a íntegra do artigo com os resultados do sequenciamento do genoma da Xylella fastidiosa, publicado na capa da revista Nature, em 2000 –, além de reportagens publicadas em jornais do país e do exterior. E inclui depoimentos em vídeo de José Fernando Perez e de Fernando Reinach, diretor científico e coordenador da área de biologia da Fapesp na época, respectivamente; Andrew Simpson, coordenador-geral do projeto; João Setubal, responsável pela área de bioinformática; Paulo Arruda, um dos fundadores da Alellyx; e Marco Antonio Zago, que então liderava um dos 35 laboratórios que integraram a Rede Onsa (Organização para Sequenciamento e Análise de Nucleotídeos, na sigla em inglês).

Há ainda uma série de vídeos em que pesquisadores descrevem o impacto do Projeto Genoma em suas carreiras de pesquisa. Os depoimentos são de João Paulo Kitajima, fundador e diretor da Mendelics Análise Genômica; Anamaria Camargo, gerente de pesquisa no Hospital Sírio-Libanês; Elizabeth Martins, do Instituto Butantan; Mariana Cabral de Oliveira, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP); Emmanuel Dias-Neto Dirce Maria Carraro, ambos do A.C.Camargo Cancer Center. Em breve a página apresentará um podcast sobre o Projeto Genoma. Uma nova exposição, sobre a pesquisa na Amazônia, já está em produção e deve ser lançada no quarto trimestre de 2024.

A área Ciência e Você reúne um acervo de 479 vídeos produzidos pela revista Pesquisa Fapesp, Agência Fapesp e por outros parceiros da Fundação. Ali estão disponíveis, por exemplo, todos os episódios das duas temporadas da série Ciência para Todos, produzidos no âmbito da parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho; os mais de 200 vídeos da série Ciência SP, com cerca de um minuto de duração; as séries Diário de Campo e Diário de Bordo; entre outros. Nessa página é possível navegar pelas séries ou buscar os vídeos por um tema de interesse no menu lateral.

Em breve estará concluída uma nova Linha do Tempo. A que está disponível atualmente no site do Centro de Memória foi produzida para o livro Fapesp 60 anos.

Todos os 43 mil documentos do acervo do Centro de Memória são apresentados ao público por data de produção, do mais antigo ao mais recente, sendo possível inverter essa ordem. Cada um deles recebeu tratamento arquivístico – isto é, são detalhadamente descritos numa ficha-padrão, customizada de acordo com suas caraterísticas e segundo critério de exposição. O diferencial é que o tratamento arquivístico atribui o contexto de produção, especificando-o sempre que possível.

O site disponibiliza um guia para os usuários com orientações sobre a navegação no site e consulta ao acervo.

A implementação do Centro de Memória contou com o apoio da Grifo, empresa de desenvolvimento de projetos históricos e culturais responsável pela implantação de iniciativas semelhantes em outras instituições.

Está prevista a implantação, na sede da Fapesp, de uma área para a guarda física de documentos do Centro de Memória, que ficará aberta a interessados para consulta e pesquisa.

O Centro de Memória Fapesp pode ser acessado em: centrodememoria.fapesp.br.

Texto: Agência Fapesp

Por Jornal da USP