Programação da semana tem eventos diários e gratuitos oferecidos ao público
De 5 a 11 de dezembro, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP estará aberto ao público para mais uma Semana Marciana, que é um ciclo de atividades tradicionalmente oferecidas pelo Observatório quando Marte entra no seu período de melhor visibilidade. O fenômeno se repete aproximadamente a cada dois anos e cinquenta dias. As atividades incluem palestras diárias, de segunda a sábado, Cine Observatório especial no domingo, 11 de dezembro, além de observações do planeta por meio dos telescópios do Observatório em todos os dias dessa semana.
Importante: veja “Recomendações e avisos para a participação nas atividades da Semana Marciana” abaixo, para informações importantes sobre a participação na atividade.
Confira a programação da Semana Marciana:
Observação de Marte com telescópios: de 5 a 11 de dezembro, das 20h às 22h. Membros da equipe do Observatório estarão à disposição para mostrar Marte ao telescópio, além de tirar dúvidas sobre o planeta vermelho. A atividade depende de condições meteorológicas favoráveis. Como ocorre com as observações rotineiras de final de semana, a participação se dará em sessões de observação a cada 40 minutos, com número máximo de 20 de pessoas em cada atendimento.
Palestras Especiais com temas relacionados a Marte: 5 a 10 de dezembro, às 19 horas. São palestras de até 40 minutos. As palestrantes e os palestrantes são todos membros da equipe de monitores do Observatório, estudantes dos mais diferentes campos que buscam aprimorar, não só os seus conhecimentos de astronomia, mas também as suas habilidades de comunicação e divulgação científica. Pesquisando, preparando e apresentando as palestras para a Semana Marciana, os estudantes levam informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. As palestras são supervisionadas por um profissional da área de Astronomia e apresentadas para os membros da equipe do Observatório antes da apresentação pública.
Cine Observatório Especial com o filme “Perdido em Marte”: 11/12, domingo, às 17h. Duração: 141 minutos. Classificação indicativa: 13 anos. Após a exibição, haverá um rápido debate sobre o filme conduzido pelos organizadores da atividade e membros da equipe do Observatório, abordando curiosidades e fatos interessantes sobre o filme e sobre Marte.
Sinopses das palestras e do filme:
5/12, segunda – O que sabemos sobre Marte? (Isadora Parillo): Você sabia que o maior vulcão do Sistema Solar está em Marte? Nessa primeira palestra da Semana Marciana, o planeta Marte será abordado de uma forma geral. São características como: tamanho, formações da superfície, estrutura interna, existência de campo magnético e satélites, além da descrição do estudo e observação do planeta ao longo da História.
6/12, terça – Colonização de Marte (Flavio Victor Braga): Se você tem vontade de sair da Terra e mudar para Marte, não pode perder essa palestra. O palestrante abordará assuntos que permitem concluirmos se estamos perto ou longe de uma futura colonização de Marte. Depois da palestra você poderá decidir se vai fazer as malas ou esperar mais um pouco.
7/12, quarta – Vamos Terraformar Marte? (Pedro Gabriel Ferreira Colucci): Para que Marte seja um lugar agradável para se viver, será preciso terraformá-lo. Mas o que é terraformação? Será que esse processo é viável em Marte? O que precisamos fazer para isso e quanto tempo o processo levará? Nessa palestra, essas e outras perguntas serão respondidas, além conhecermos algumas perguntas sobre a terraformação de Marte para as quais ainda não há respostas.
8/12, quinta – Representação de Marte na cultura (Kelly Naomi Matsui e Henrique de Sousa Borges): O planeta vermelho não está apenas no céu. Está na nossa cultura também. São músicas, livros, filmes, séries… Na palestra, serão abordadas as diversas representações culturais de Marte, traçando um paralelo com o contexto histórico, que a partir das diversas visões culturais, inovações tecnológicas e científicas, foi moldando a nossa visão sobre o planeta vermelho.
9/12, sexta – Exploração de Marte (Bruna Donadel Weise e Marcos Vinicius Tomas Olegario): Você sabia que Marte já é habitado? Nessa palestra, você vai descobrir um pouco sobre a “população” marciana: são orbitadores, “landers” e “rovers”, além das sondas que passaram por Marte e tiraram algumas fotos. Desde o começo da era espacial, artefatos humanos têm sido mandados para Marte. Nessa palestra, será dado um panorama geral sobre as missões para o planeta vermelho, enviadas por diversas nações, além do detalhamento de algumas dessas missões e sua importância para o estudo de Marte.
10/12, sábado – Vida em Marte (Maria Rita do Nascimento e Sofia Vitti Quartarolo): A palestra abordará a razão para Marte ser um dos principais focos da busca por vida extraterrestre. A busca por vida extraterrestre é o objetivo de uma ciência muito nova: a Astrobiologia. Nessa palestra, um pouco da forma de pensar e trabalhar dos astrobiólogos será mostrada, além de um pouco do que já sabemos até agora sobre se existiu ou se ainda existe vida em Marte.
11/12, domingo – Cine Observatório Especial com o filme “Perdido em Marte”. Sinopse do Filme: Um astronauta se vê sozinho em Marte, tendo que lutar contra as precárias condições às quais fica exposto, utilizando seu conhecimento e as poucas ferramentas disponíveis, para poder sobreviver. Conforme os dias vão passando, as pessoas acompanham à distância a sua luta pela sobrevivência no planeta vermelho até que seja possível uma missão de resgate que possibilite o seu retorno à Terra. Duração: 141 minutos. Classificação indicativa: 13 anos. Organizadores: Marcos Vinicius Tomas Olegario, Flavio Victor Braga e Isadora Parillo.
Recomendações e avisos para a participação nas atividades da Semana Marciana:
1) desde o último dia 16/11/22, a utilização correta de máscara voltou a ser obrigatória no interior do prédio do Observatório;
2) durante as atividades, procure manter distanciamento das pessoas que não são do seu grupo familiar ou de convívio;
3) procure trazer seu próprio copo, caneca ou garrafa para utilização de nosso bebedouro;
4) as atividades complementares acontecerão antes do horário de observação. As palestras começam às 19h e acontecerão de segunda a sábado. O Cine Observatório Especial da Semana Marciana começa às 17h do domingo, dia 11 de dezembro.
5) o número máximo de participantes para os eventos é de 20 pessoas; a depender do número de interessados, poderão ser distribuídas senhas, entregues por ordem de chegada;
6) os participantes das atividades complementares terão prioridade na atividade de observação do céu que começa às 20h em todos os dias da Semana Marciana; a prioridade para os participantes da palestra, no entanto, não precede o atendimento prioritário de pessoas com necessidades especiais;
7) a classificação indicativa em todas as atividades, exceto o Cine Observatório, é livre para todos os públicos, embora o conteúdo das palestras tenha sido pensado para pessoas com 14 anos ou mais. A classificação indicativa do filme que será exibido no Cine Observatório é de 13 anos.
8) todas as atividades são gratuitas e presenciais.
A Semana Marciana acontece nas dependências do Observatório, que fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Atividade gratuita.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
Site: cdcc.usp.br
Facebook: www.facebook.com/cdcccda