Plataforma UrbVerde, desenvolvida pelo IAU, é destaque em reportagem do Jornal Estadão

Projeto evidencia importância do IAU no incentivo a políticas públicas que promovam a equidade ambiental e o combate às mudanças climáticas

A plataforma UrbVerde, desenvolvida pelos grupos de pesquisa LEAUC e YBY do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos (SP), foi tema de uma reportagem do Jornal Estadão, abordando a questão “Era do Clima: desafios urbanos”.

A matéria revela que bairros de alta renda concentram a maior parte das áreas verdes, enquanto regiões de menor renda são mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas, conforme demonstrado pela plataforma criada pela USP e universidades parceiras.

Na reportagem, o bairro Capão Redondo, localizado na periferia da zona sul paulistana, é destacado como uma ilha de calor, em contraste com o bairro Alto de Pinheiros, na zona oeste, onde a abundante cobertura vegetal proporciona um ambiente urbano mais fresco e agradável.

Dessa forma, a plataforma UrbVerde se consolida como uma ferramenta essencial para o planejamento urbano sustentável, evidenciando a necessidade de políticas públicas que promovam a equidade ambiental e o combate às mudanças climáticas.

O que é a plataforma?

Lançada em 2023, a UrbVerde foi desenvolvida no âmbito do projeto PIPAE da USP, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto conta com a colaboração da Universidade Lusófona, das federais de São Carlos (UFSCar) e da Bahia (UFBA), UNITAU, UNIARA, Instituto Polis, Consórcio do ABC e Prefeitura de Diadema. Seu objetivo é fornecer dados valiosos ao poder público e aos cidadãos no contexto das mudanças climáticas.

Clique aqui para ler a reportagem completa.