Interessadas podem se inscrever até o dia 31 de maio; aulas acontecerão sempre aos sábados, das 14 às 17 horas

Em 2023, o projeto Meninas Programadoras, ganhou o Prêmio WebMedia LF durante o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.
Duas iniciativas da USP estão com inscrições abertas para quem se identifica com os gêneros feminino ou não-binário: são dois cursos online gratuitos de programação. Um deles é o Meninas Programadoras, destinado a quem já concluiu ou está cursando o ensino médio; e o outro é o Professoras Programadoras, voltado para professoras da educação básica. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio, e as aulas acontecerão sempre aos sábados, das 14 às 17 horas.
As aulas do curso Meninas Programadoras vão acontecer entre os dias 1º de julho e 1º de outubro. Para se inscrever em uma das 150 vagas oferecidas, basta acessar este link do Sistema Apolo da USP: https://icmc.usp.br/e/6ae9f.
Já as atividades do curso Professoras Programadoras começam na mesma data, mas seguem até 30 de setembro. Para se inscrever em uma das 30 vagas oferecidas, basta acessar este outro link: https://icmc.usp.br/e/9adb9. As candidatas devem ficar atentas ao e-mail, pois o resultado do processo seletivo e mais informações serão encaminhadas para o endereço cadastrado.
Para participar, basta ter um computador com acesso à internet – e todas as pessoas que estiverem presentes em, pelo menos, 75% das atividades receberão um certificado de conclusão da USP. As aulas acontecem por meio do Google Classroom e do Google Meet.
Os dois cursos são oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para obter mais informações, as interessadas podem acessar os sites: https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br e https://professorasprogramadoras.icmc.usp.br.
Os projetos – Nas duas propostas, as participantes vão aprender programação usando a linguagem Python. As meninas conhecerão a linguagem por meio do desenvolvimento de projetos web e mobile, com foco em diversidade e inclusão, enquanto as professoras, além de se aprofundarem na linguagem, vão explorar também ferramentas como o Scratch e o Ocstostudio, elaborando propostas que poderão aplicar em sala de aula.
Os cursos são coordenados atualmente pela professora Bruna Carolina Rodrigues da Cunha, do ICMC, e foram idealizados pela professora Maria da Graça Campos Pimentel, professora sênior do ICMC, que também é a ministrante das atividades. As duas iniciativas já certificaram mais de 1,7 mil estudantes da educação básica e 103 educadoras, além de contarem com diversas premiações.
Atualmente, os dois cursos fazem parte das atividades de um projeto mais amplo, contemplado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação da professora Kamila Rios da Hora Rodrigues, do ICMC, e se somam a mais 34 propostas de instituições de ensino e pesquisa de todo o país.
“Projetos como este são importantes para discutir e fomentar cada vez mais a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Já fomos a maioria em algumas dessas áreas e desejamos retomar esse protagonismo”, conclui a professora Kamila.
Texto: Layla Shasta, bolsista do projeto Meninas Programadoras e Professoras Programadoras: Programa de Mulher
Curso Meninas Programadoras
Quem pode participar: pessoas que se identificam com o gênero feminino ou não binário e estão cursando ou concluíram o ensino médio.
Pré-requisitos: ter acesso a celular e computador com internet para as aulas, exercícios, e sessões de monitoria síncronas.
Quando: 1º de julho a 1º de outubro, com aulas online aos sábados, das 14 às 17 horas
Inscreva-se até 31 de maio neste link: https://icmc.usp.br/e/6ae9f
Acesse o site: https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br
Mais informações
Saiba mais sobre o projeto aprovado pelo CNPq: De São Carlos para o Brasil: USP lidera e inspira ações em prol de mais igualdade e inclusão nas ciências exatas
Leia o artigo Meninas Programadoras: promovendo o engajamento feminino em computação via cursos curtos online de programação, que resultou na conquista do Prêmio WebMedia LF em 2023.