USP é a melhor universidade pública brasileira pelo quarto ano consecutivo segundo ranking da Folha

Nesta décima edição, o ranking avaliou  203 universidades públicas e particulares a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

Arte sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens e logo RUF

Foi divulgado no dia 21 de outubro, o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, que classificou a USP como a melhor universidade pública brasileira pelo quarto ano consecutivo.

Na segunda posição está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aparece em sexto lugar. Primeira colocada das instituições privadas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está na 22ª colocação geral.

Nesta décima edição, foram avaliadas 203 universidades públicas e particulares a partir de cinco indicadores: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização, cada um com um peso diferente: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%).

“Durante 2024, a USP desenvolveu importantes projetos para incrementar o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade. Para citar alguns exemplos, no que se refere à permanência estudantil, criamos o Fundo USP Diversa para garantir a permanência dos estudantes com necessidades socioeconômicas com a mesma intensidade, com a mesma dedicação que estamos dando à inclusão”, considera o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“Também criamos o Programa de Apoio ao Aprimoramento do Ensino de Graduação, que conta com recursos da ordem de R$ 90,6 milhões para financiar ações desenvolvidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa voltadas à integração curricular, à incorporação de metodologias ativas e de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem, à curricularização de atividades extensionistas e à internacionalização”, complementa o reitor.

Além de ter obtido a melhor nota na classificação geral (98,83), a USP também se destacou como a mais bem avaliada em 33 carreiras de graduação. Dois cursos avaliados pelo RUF não são oferecidos pela USP: Engenharia de Controle e Automação e Serviço Social. No total, o ranking analisou 19 mil cursos relativos às 40 carreiras com maior número de ingressantes no País.

Carreiras classificadas na primeira colocação (em ordem alfabética)​
Administração de Empresas
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Artes plásticas e visuais
Biologia
Biomedicina
Comunicação
Design
Direito
Economia
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Farmácia
Física
Fisioterapia
Geografia
História
Letras
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Química
Relações Internacionais
Outras colocações (em ordem alfabética)
Ciências Contábeis
Ciências Sociais
Computação
Propaganda e Marketing
Zootecnia
Cursos avaliados pelo RUF que não são oferecidos pela USP​
Engenharia de Controle
e Automação
Serviço Social

 

Por Adriana Cruz – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...