Estudantes de toda a universidade podem se inscrever até 20 de julho para atuar como voluntários em parceria com a ONG Projetando o Futuro

A ONG Projetando o Futuro atende crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, e está há mais de 10 anos em atividade em São Carlos (crédito da imagem: ONG Projetando o Futuro)
Promover o acesso ao conhecimento científico e despertar o interesse pela educação em jovens em situação de vulnerabilidade social em São Carlos. Esses são os propósitos da atividade de extensão Ciências, Matemática e Computação para alunos atendidos pela ONG Projetando o Futuro, oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.
Em sua terceira edição, a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 20 de julho e convida estudantes de todos os cursos de graduação da USP São Carlos a participarem. São ofertadas 10 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo Sistema JupiterWeb.
Realizada em parceria com a ONG Projetando o Futuro, a atividade tem como objetivo principal promover o acesso ao conhecimento e ampliar as oportunidades educacionais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Situada no bairro Santa Angelina, próxima à área 2 do campus da USP, a ONG reúne mais de 10 anos de experiência atendendo jovens de 8 a 17 anos. “São desenvolvidas atividades didáticas de assuntos diversos: matemática, ciências, português, aulas de reforço escolar, alfabetização e também temas de cidadania, africanidades, artesanato, horta, música, entre outros”, explica o professor do ICMC responsável pela atividade de extensão, Fabrício Simeoni.
A principal finalidade da parceria é possibilitar que os alunos de graduação da USP conduzam parte dessas aulas e atividades que já fazem parte do cotidiano da ONG. “Eles ministram aulas relacionadas aos cursos que estão cursando – podem ser aulas de matemática, computação, ciências, um pouco de física, um pouco de química, a depender da faixa etária. O objetivo é despertar nas crianças o interesse pelo estudo e pelo aprendizado. Além de aproximar os alunos da USP dessas crianças, criando uma ponte entre academia e sociedade”, completa o docente.

As inscrições para a iniciativa estão abertas a todos os estudantes de graduação da USP São Carlos (crédito da imagem: ONG Projetando o Futuro)
As atividades são realizadas aos sábados, com duração total de três horas, nas quais os estudantes da USP atuam em duplas. Os critérios para a seleção dos alunos são: aderência à proposta pedagógica, média ponderada e experiências anteriores em ações voluntárias. A divulgação dos selecionados estará disponível a partir do dia 28 de julho.
A aluna da graduação Natália Bialetzki, que cursa Física no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), participou da última edição. Ela conta que no início, para a turma de 8 a 10 anos, pensava em focar apenas em conteúdos de matemática. “Lembro que a primeira atividade que eu fiz foi ensinar a multiplicação”, relembra. No entanto, ao longo do tempo, passou a perceber as diferentes necessidades das turmas e adaptou suas aulas: “Em determinado momento, eu até dei aula de português para eles. Então foi muito variado.”
Buscando inovar e se aproximar da realidade dos alunos, a estudante desenvolveu atividades sobre temas atuais, desde a importância da vacinação até discussões sobre sustentabilidade. “Também tive a oportunidade de ficar com outras turmas, em momentos mais específicos. Então, eu lembro que, com a turma dos mais velhos, a gente deu aula de inglês, que foi muito interessante. Também com a turma de quem tinha de 12 a 13 anos, falamos sobre meio ambiente e fizemos um quiz”, explica Natália.

São desenvolvidas atividades didáticas de assuntos diversos, desde matemática a assuntos relacionados à cidadania (crédito da imagem: ONG Projetando o Futuro)
O professor Fabrício elucida que, nesse processo, os alunos da USP são assistidos pela coordenação pedagógica e por outros voluntários da ONG, que auxiliam na preparação dos estudantes para a condução das aulas. “A coordenação pedagógica trabalha essa distribuição de atividades e orienta os participantes sobre como é esperado que desenvolvam as ações ao longo do semestre, acompanhando o que cada um está oferecendo e como está oferecendo”, explica.
Uma ponte entre universidade e comunidade – Segundo o professor Fabrício, a ação extensionista carrega dois objetivos principais: levar o conhecimento científico para as crianças da ONG e despertar nos estudantes da USP o espírito voluntário: “Acredito que o projeto tem sido bem-sucedido nas duas frentes. Temos conseguido despertar nos alunos da USP, que vão se formar e se tornar profissionais no futuro, essa vontade de continuar colaborando e trabalhando em projetos sociais como esse.” E acrescenta: “esse é o papel da Universidade: trazer impacto para a sociedade”.
Para a estudante Natália, a experiência não foi apenas proveitosa, como também mudou sua visão de mundo. “Eu não fui aluna de escola pública, então, eu não sabia quais eram as dificuldades de estar em uma escola pública e numa situação de vulnerabilidade. Participar do projeto fez com que minha percepção e minha sensibilidade para o mundo fossem remodeladas. Acho que esse é o ponto da extensão: você entender que está ali atuando junto à comunidade. Foi uma experiência muito interessante”, afirma a graduanda.

Nesta edição, são ofertadas 10 vagas e as inscrições podem ser feitas via sistema JupiterWeb (crédito da imagem: ONG Projetando o Futuro)
Como exemplo frutífero dessa atuação, Natália cita a história de Pedro, um dos adolescentes da ONG. Com 17 anos, ele está no segundo ano do ensino médio e tem o desejo de ingressar na USP. “Ele quer muito fazer faculdade aqui na USP, e todo mundo ficou super feliz, querendo ajudar ele, dando dicas. Porque a gente sabe o quanto a educação tem o poder de mudar a vida das pessoas. E acho que conseguimos deixar isso mais claro para eles: mostrar que é possível, que na Universidade existem muitas possibilidades”, finaliza.
Texto: Raquel Sampaio, da Fontes Comunicação Científica
Atividade extensionista Ciências, matemática e computação para alunos atendidos pela ONG Projetando o Futuro
Inscrições abertas para estudantes de graduação da USP até 20 de julho pelo sistema JupiterWeb
Conheça a ONG Projetando o Futuro: projetandoofuturo.org
Dúvidas? Escreva para fsimeoni@icmc.usp.br